Município de Braga esterilizou 876 gatos e 150 cães nos últimos 3 anos
12/05/2021
Integrada no Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, que visa a melhoria das condições de bem-estar animal em diversos eixos de intervenção, o Município de Braga está na linha da frente, no que diz respeito à esterilização de animais.
Neste desígnio, foram estabelecidos protocolos com associações de protecção animal do Concelho (Abandoned Pets, a Associação para a Protecção de Animais Errantes de Braga (APPANIBRAG) e a Bragatos), para a implementação do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) de gatos de rua, resultando, desde 2018, na esterilização de 620 gatos errantes, dos quais, 173 gatos e 447 gatas, capturados em todo o território do Concelho de Braga. Estima-se que o trabalho desenvolvido tenha permitido o controlo de cerca de 1400 ninhadas e o nascimento de mais de 7000 crias.
No decorrer do processo de esterilização, todos os animais são simultaneamente identificados electronicamente, desparasitados, vacinados e registados na base de dados SIAC. Posteriormente são devolvidos ao local de origem ou encaminhados para a adopção.
Outra dimensão do projecto CED, é dar resposta às questões de limpeza nas colónias, tendo, por isso, o Município implementado alguns abrigos para gatos. Esta medida proporciona melhores condições para os animais e facilita a limpeza dos pontos de alimentação, evitando assim a proliferação de pragas, não colocando em causa a saúde pública e a segurança das pessoas.
Ainda no ano de 2020, foi lançado um programa extraordinário de apoio à esterilização de animais de companhia para detentores ou associações que representou um acréscimo de 406 esterilizações em 256 felídeos e também 150 canídeos. O programa que decorreu entre os meses de Julho a Novembro, pressuponha um reembolso financeiro aos detentores de animais que realizassem as esterilizações neste período.
O Município de Braga está dedicado não só a promover políticas de controlo da população animal, mas também o desenvolvimento de campanhas activas de adopção de medidas para o controlo da população animal existente no Concelho. Além de promover a esterilização de todos os animais abandonados, outro objectivo importante é o de sensibilizar os detentores de animais acerca da importância da esterilização, aumentando-lhes a saúde e a esperança média de vida, permitindo ainda diminuir o número de ninhadas, combatendo o abandono e sobrepopulação animal.