Os trabalhadores da Altice Portugal foram surpreendidos na quinta-feira ao fim da tarde com um email do presidente onde este admite que face ao “complexo” momento do setor, admite avançar com rescisões unilaterais. Este ano vão sair 1100 trabalhadores e a empresa ficará reduzida a 6500.

Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal, enviou um email aos trabalhadores onde abre a porta a rescisões unilaterais. É tempo de balanço, diz, mostrando-se violentamente crítico com atuação do regulador, e considerando que está penalizar fortemente o setor.

“A componente de Recursos Humanos é fundamental, pelo que continuará a ser uma área de análise e onde estamos a avaliar todos os cenários possíveis, onde se incluem medidas adicionais de reorganização, que podem passar por medidas de caráter unilateral, que nos permitam atingir os objetivos traçados para a estratégia de crescimento e sustentabilidade, no atual contexto nacional do setor”, pode ler-se na carta a que o Expresso teve acesso.

Os trabalhadores, sabe o Expresso, receberam a carta com apreensão, e leram nela um sinal de que as próximas rescisões possam ser o tiro de partida para que as próximos saídas não sejam negociadas como tem sido até agora.

A Altice Portugal chegou este ano a acordo para rescisão, no âmbito do Programa Pessoa, com perto de 1.100 trabalhadores, menos do que as cerca de 1.700 candidaturas recebidas, como salienta Alexandre Fonseca.