Há agora 729 pessoas com covid-19 internadas, das quais 163 em unidades de cuidados intensivos, segundo a DGS.

Foram confirmados 1782 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). O relatório desta segunda-feira (12 de julho) indica ainda que morreram mais oito pessoas devido à infeção pelo novo coronavírus.

Nos hospitais portugueses estão agora 729 pessoas internadas, das quais 163 em unidades de cuidados intensivos.

Há mais de um ano que o mundo vive em pandemia e os efeitos fazem-se sentir em várias áreas e faixas etárias. Os jovens representam, no entanto, o grupo que mais tem sofrido no dia-a-dia com a pandemia, conclui o estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) “Impactos económicos, sociais e políticos da covid-19 em Portugal”, apresentado esta segunda-feira.

Metade dos entrevistados com idades entre os 15 e os 20 anos referem alterações de peso ou do sono, 20% admitem um aumento do consumo de álcool e de tabaco e 11% iniciaram-se nos fármacos psicotrópicos.

Os resultados são preliminares e fazem parte de uma investigação a concluir na primavera de 2022. Nesta primeira fase, foram inquiridas, de 16 de março a 20 de maio, 2307 pessoas.

Na população em geral, 35% dos entrevistados dizem ter sofrido alterações no peso habitual, 30% sofrem distúrbios nos padrões de sono, 9% têm alterações no consumo habitual de álcool e tabaco ou na ingestão de calmantes, tranquilizantes ou outros fármacos com efeito psicotrópico. Percentagens inferiores às verificadas entre os mais jovens.

Marrocos impõe quarentena a viajantes de Portugal, Espanha e França

A atual situação epidemiológica no país levou Marrocos a decidir pela imposição de uma quarentena de dez dias aos viajantes não vacinados provenientes de Portugal, uma medida que entra em vigor já esta quarta-feira e que abrange também quem viaja a partir de Espanha e França, conforme anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino.

A nova medida corresponde à última atualização das recomendações de viagens feitas pelas autoridades marroquinas, que passou a incluir Portugal, Espanha e França na lista B, de áreas de alto risco, para a propagação da covid-19 e a sua variante Delta.

Os viajantes dos países da lista B – que atualmente inclui 81 países – devem apresentar teste PCR negativo feito a menos de 48 horas e, se não forem vacinados (com as duas doses), devem passar por uma quarentena de dez dias num hotel designado pelas autoridades e pagar pela sua estadia.