A sustentabilidade é o principal objetivo da Fundação Mestre Casais, um organismo criado em maio, em Braga, e que realiza hoje a Conferência Inaugural de Apresentação.

“A Fundação Mestre Casais contribui para a promoção da sustentabilidade humana e da sustentabilidade ambiental, através do desenvolvimento e partilha de conhecimento num processo ininterrupto de elevação da sabedoria humana, habilitando a sociedade a enfrentar os desafios futuros num propósito de preservação da harmonia e equilíbrio entre o ser humano (a sociedade), o planeta (o ambiente) e o desenvolvimento económico”, disse ao JN José Mendes, ex-secretário de Estado e diretor-executivo da instituição.

Foi criada para homenagear António Fernandes da Silva, o Mestre Casais, o homem que há 60 anos fundou a empresa que viria a transformar-se no Grupo Casais e que, há três gerações, atua no setor da engenharia e construção.

Tendo por missão central a promoção da sustentabilidade, a Fundação Mestre Casais “procura gerar e partilhar novo conhecimento, debater de forma aberta, reconhecer os bons exemplos e contribuir para uma maior capacitação da sociedade, de forma a melhor enfrentar os desafios ambientais, climáticos, sociais e humanos e económicos”.

A atribuição de prémios e bolsas de estudo, apoios de natureza filantrópica e organização de conferências, debates e seminários, bem como a promoção de estudos, são algumas das ações que já estão a decorrer. Entre os estudos apoiados pela Fundação Mestre Casais, José Mendes dá como exemplo “a descarbonização das frotas de transportes” e “a avaliação do ar exterior nas cidades portuguesas”.

Em tempo de pandemia, o diretor-executivo frisa que “não há vacina para o impacto das alterações climáticas. A vacina é mudar de vida e alterar os comportamentos”, afirmou José Mendes.

“Portugal é uma referência internacional no equilíbrio alcançado entre o ser humano, o planeta e o desenvolvimento económico, porque adotou um percurso estável de sustentabilidade humana e ambiental, e a Fundação Mestre Casais é uma instituição de referência pela forma como contribui para esse equilíbrio”, finaliza o ex-secretário de Estado.