O coordenador da ‘task force’ mostrou-se ainda bastante otimista em relação à aceitação da vacina por parte da população mais jovem, considerando que, ao contrário do que se regista em alguns países, os jovens portugueses querem ser vacinados.

O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá arrancar para a próxima semana, afirmou hoje o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo.

O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá acontecer, “em princípio, para a semana”, disse o responsável pela ‘task force’, que falava aos jornalistas no final da sua participação na conferência internacional “Saúde Global em Pós-Pandemia”, que decorre na Universidade de Coimbra.

“Às pessoas com 20 anos peço-lhes um bocado de paciência, mas têm que esperar”, frisou, salientando que não são abertos processos de autoagendamento “para fazer filas de espera”.

O vice-almirante reafirmou a vontade de atingir a meta de 70% de toda a população portuguesa vacinada com a primeira dose entre 08 e 15 de agosto, esperando no final de setembro que se atinja o fim do processo de vacinação contra a covid-19.

Gouveia e Melo referiu que a vacinação tem de ser vista como “uma espécie de uma onda”, em que há momentos em que mais vacinas disponíveis e é aumentado o ritmo e outros em que é necessário baixar o ritmo face à escassez.