Foram sete os casos positivos de COVID-19 detetados na operação massiva de rastreio em contexto empresarial e industrial, levado a cabo no concelho de Braga pela ARS Norte, em parceria com o Município de Braga e a InvestBraga.
Pensada para salvaguardar a saúde dos colaboradores e de todos os que convivessem com os mesmos, a iniciativa permitiu a concretização de cerca de 4300 testes rápidos antigénio, com a deteção de sete casos positivos, confirmados através da realização de testes PCR. Aos sete casos positivos confirmados no processo de ‘retestagem’ com PCR, juntaram-se ainda outros cinco falsos positivos nos testes antigénio.
“Testámos colaboradores de mais de 200 empresa e o balanço é francamente positivo, uma vez que salvaguardou a saúde de sete colaboradores e de todos os que convivem com os mesmos ao permitir a identificação atempada de indivíduos portadores do vírus”, adianta Carlos Silva, administrador da InvestBraga.
Ainda que não se encontre em agenda uma nova ação de testagem massiva de despiste à COVID-19, o responsável da Agência para a Dinamização Económica avança com a possibilidade de voltar a repetir a ação, caso a situação epidemiológica do concelho se agrave.
Recorde-se que, além da testagem massiva às empresas do concelho de Braga, foram ainda concretizados testes de despiste aos colaboradores de empresas bracarenses da área da construção civil que tivessem estado a trabalhar na área metropolitana de Lisboa.