Equipas das equinas perdeu por 28-34.

Depois do desaire frente à vicecampeã do mundo Suécia, Portugal foi derrotado pelo campeã do mundo e olímpica Dinamarca, por 28-34, no quarto jogo no torneio olímpico. Ainda assim, tem hipóteses de aceder aos quartos de final em caso de vitória frente ao Japão na última jornada do grupo.

Era uma partida, com favorito claro, com a seleção portuguesa a enfrentar a Dinamarca, bicampeã mundial e atual campeã olímpica. A equipa das quinas tinha o teste mais complicado pela frente no grupo B do torneio Olímpico em Tóquio 2020.

A equipa de Paulo Jorge Pereira teve um arranque em falso e com poucos minutos de jogo viu-se a perder muito cedo, com Mensah inspirado na primeira linha. No ataque, a seleção lusa demonstrou alguma dificuldade iniciais, com alguma precipitação na altura do remate e na forma como tentava responder à desvantagem. Faltava alguma criatividade na altura da definição.

À passagem dos 10 minutos, Portugal reequilibrou, colocando o resultado em 10-8, depois de um grande golo de André Gomes. O jogo passou a ser de parada e resposta, sem que nenhuma das equipas conseguisse disparar no marcador.

Em cima do intervalo, Ferraz conseguiu reduzir, com Portugal a perder apenas por 20-19 ao intervalo frente ao campeão mundial e olímpico.

A grande primeira parte de Portugal deu lugar a uma segunda parte bem mais desnivelada. O segundo tempo até começou da melhor forma, nos primeiros minutos, com Capdeville a travar de forma espectacular um livre de sete metros do especialista Mikkel Hansen.

Contudo, uma maior passividade da equipa lusa, deixou que a Dinamarca fugisse no marcador, face também ao desacerto na finalização dos heróis do mar. A ineficácia, fez com o que o resultado disparasse para os seis golos de diferença (27-21). No final, o marcador acabou por se fixar em 34-28.

Do lado português, destaque para Diogo Branquinho no ataque, com quatro golos. Do lado dinamarquês, Mikkel Hansen foi o mais concretizador com nove golos. Na baliza portuguesa, Humberto Gomes esteve particularmente inspirado, com 10 defesas.

Na última jornada, é o jogo do tudo com nada, com Portugal a ter que ganhar ao Japão para seguir para uns inéditos quartos de final da prova. A equipa das quinas defronta os nipónicos à 1h00 da manhã de domingo. A Dinamarca somou a quarta vitória e tem para já o pleno no grupo B. Portugal é o atual quarto classificado do grupo com dois pontos, contudo tem vantagem direta frente ao Bahrain, que é quinto colocado, com os mesmos pontos, uma vez que venceu a seleção do médio oriente por 26-25.