O K4 500 português na prova de canoagem dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 reconheceu hoje um começo de competição irregular, mas continua inabalável na confiança de sábado garantir a presença na final e um bom resultado na regata das medalhas.

“Esforçámo-nos bastante para estar aqui. Vamos entrar com garra, com vontade. Somos animais de guerra. Treinámos para ser animais dentro de água. É dessa forma que vamos para a semifinal, para garantir um lugar na final. É dessa forma que pensamos, trabalhamos e competimos”, resumiu Emanuel Silva.

O experiente canoísta, que cumpre os seus quintos Jogos Olímpicos e é acompanhado no caiaque por João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, desvalorizou o começo aquém do valor do barco, garantindo que a única coisa que importa agora é estar bem nas duas regatas de sábado.

“Aqui ninguém menospreza ninguém. Acima de tudo, temos de ter autoconfiança, acreditar que é possível ter um bom desempenho. Não duvidamos de nós próprios. Sabemos o caminho. Esta competição tem um peso enormíssimo e ninguém mais do que nós quer fazer um grande resultado”, vincou.

David Varela assumiu que na eliminatória a tripulação foi apanhada “desprevenida com o árbitro a dar a largada bastante rápido”, pelo que, face à posterior dificuldade de chegar aos dois primeiros lugares de apuramento, a opção foi “usar a cabeça a gerir a prova, pois há muitas mais regatas para disputar”.

Messias Baptista recordou que na Taça do Mundo, a única competição que o quarteto fez este ano, depois de estar sem competir desde os Mundiais de 2019, a equipa passou por processo semelhante.

“Começámos a ter as nossas sensações. Estivemos melhor na segunda regata e isto é passo a passo. O objetivo é entrar na final e fazer a melhor classificação”, reforçou.

João Ribeiro lembrou que esta tripulação “já habituou a estar a nível superior”, que espera encontrar na meia-final, onde só passam quatro dos cinco barcos.

“Não temos outro objetivo além da final”, sintetizou, antes de David Varela acrescentar que “a confiança na equipa e uns nos outros continua lá em cima”.

A vice-campeã do mundo Espanha, a Hungria, quinta no Mundial de apuramento em 2019, a Bielorrússia, sétima, Austrália e Canadá são os cinco adversários de Portugal, sexto nesse mundial, sendo que apuram para a final quatro dos cinco barcos.

A meia-final lusa realiza-se às 10:28 (02:28 em Lisboa) e a final às 12:37 (04:37).