Este sábado, a cidade de Viana do Castelo inicia as Festas de Nossa Senhora d’Agonia e, como habitualmente, volta a iluminar-se. Ainda limitado pela pandemia, o programa da Romaria d’Agonia inclui momentos apenas online e alguns com público.

Segundo comunicado divulgado esta sexta-feira pela organização, foram instaladas “meio milhão de lâmpadas colocadas em 2.000 peças montadas por toda a cidade de Viana do Castelo, incluindo 142 arcos nas ruas”. A iluminação será ligada a partir das 21h30 deste sábado.

Ainda de acordo com a Comissão de Festas, no Campo d”Agonia, a partir deste fim de semana, vão “funcionar 11 espaços de “comes e bebes”, devidamente autorizados e sujeitos ao cumprimento das regras sanitárias em vigor, nomeadamente entradas controladas, distanciamento e venda em serviço de take-away”.

A Comissão de Festas “aguarda ainda as autorizações legais para a instalação e funcionamento, também no Campo d’Agonia, de um número limitado de divertimentos infantis e familiares, a ser concretizado nos próximos dias”.

O programa da Romaria d’Agonia começa no sábado com a abertura da Feira de Artesanato, que vai reunir 43 artesãos no Jardim Público de Viana do Castelo. A iniciativa que remonta a 1917 e não se realizou em 2020 por causa da pandemia, tem abertura marcada para as 16h00, com entrada gratuita, mas condicionada ao número máximo de pessoas em permanência no recinto.

Ainda no sábado, também no Jardim Público de Viana do Castelo, abre a exposição de rua, fotográfica e documental, “Memórias da Romaria d’Agonia”, que conta a história e evolução da Romaria d’Agonia, que acontece entre 19 a 22 de agosto.

No sábado, pelas 10h00, abre ainda ao público um Posto de Informação dedicado à Romaria, instalado no edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, que terá durante o mês de agosto em exposição as 46 propostas, de 30 autores, de cartaz para a festa de 2021, incluindo o cartaz vencedor, desenhado pelo designer gráfico Ricardo Miguel Ferreira.

O programa da Romaria d’Agonia, ainda condicionado por causa da pandemia, inclui apenas alguns momentos com público, nomeadamente as eucaristias, a Festa do Traje ou os concertos de Canário e Amigos e do Sons do Minho, seguindo as regras em vigor definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Já o programa online inclui o lançamento de conteúdos audiovisuais sobre o Desfile da Mordomia, as revistas de gigantones e cabeçudos, o Cortejo Histórico-Etnográfico, os tapetes de sal da Ribeira, a Procissão ao Mar ou Serenata de fogo de artifício, divulgados nas redes sociais no dia e hora habituais da festa.