O SC Braga perdeu, este sábado, por 2-1, frente ao Sporting, na segunda jornada da Liga de futebol, em partida disputada em Braga. Jovane Cabral, aos 40, e Pedro Gonçalves, aos 50, assinaram os golos do campeão nacional enquanto Abel Ruiz fez o tento de ‘honra’ dos “gverreiros”, aos 90+2.

Carlos Carvalhal queria ‘matar’ outro ‘borrego’, como o de há uma semana, na Madeira, diante do Marítimo (2-0), mas não conseguiu: o Sporting somou a quinta vitória consecutiva diante dos minhotos, contenda que começou no início deste ano civil.

Ricardo Horta, com um quadro de fadiga/contratura muscular, ficou de fora por prevenção, e foi baixa de peso na equipa minhota, que não pôde ainda contar, por lesão, com Sequeira e Castro.

No Braga, destaque para a titularidade de Abel Ruiz em vez de Mario González e para a chamada, no banco de suplentes, de Iuri Medeiros, após longa ausência devido a lesão grave. Fransérgio foi titular e, no final, despediu-se dos adeptos, rumo aos franceses do Bordéus.

Já no Sporting, Rúben Amorim repetiu o ‘onze’ que começou diante do Vizela, na primeira jornada.

A partida começou muito ‘atada’, com as duas equipas com um grande conhecimento mútuo a não permitir grandes veleidades ofensivas, e só ‘aqueceu’ nos últimos minutos da primeira parte.

Primeiro, foi Piazon, após uma primeira defesa de Adán a cortar um cruzamento ‘venenoso’ de Fabiano, a rematar com perigo para nova intervenção decisiva do guardião espanhol, agora com os pés (39).

A resposta veio de imediato e com o golo do Sporting: Esgaio cruzou com ‘régua e esquadro’ da direita e Jovane, algo trapalhão até então, ao segundo poste, mais rápido que Fabiano, atirou de cabeça e bateu Matheus.

O Braga reagiu e, no período de descontos da primeira parte, criou dois lances muito perigosos, ambos por Fábio Martins, com destaque para um remate de letra, que obrigou Adán a uma grande defesa (45+3).

A abrir a segunda parte, Gonçalo Inácio falhou de forma incrível o segundo dos ‘leões’, cabeceando ao lado após livre cobrado por Jovane (49), mas o segundo golo do Sporting não demorou e surgiu pelo ‘suspeito do costume’, Pedro Gonçalves.

Após uma grande jogada coletiva, que passou por vários jogadores, o goleador da época passada rematou mais em jeito do que em força (50).

Carvalhal lançou André Horta e Mario González, dando mais ímpeto ofensivo à equipa, e Amorim refrescou a ala esquerda com Nuno Santos e Matheus Reis, mas o defesa brasileiro esteve apenas 18 minutos em campo, porque foi expulso com dois cartões amarelos, o primeiro dos quais de forma infantil.

Em superioridade numérica, o treinador bracarense apostou ainda mais no ataque, com Roger e Rui Fonte, enquanto o treinador ‘leonino’ recompôs a defesa com Porro (Esgaio foi para o lado esquerdo) e o ataque com Tiago Tomás.

Aos 87 minutos, Iuri Medeiros rematou em arco, mas Adán fez mais uma grande defesa e, aos 90+2, Ugarte entrou para o lugar de Palhinha, estreando-se pelos ‘leões’.

O árbitro deu sete minutos de compensação (e seis na primeira parte) e, neste período, surgiu o golo de Abel Ruiz, de cabeça, após centro de Fabiano, que originou uns frenéticos, mas inconsequentes, cinco minutos finais.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (1-2) frente ao Sporting:

«Dou os parabéns aos adeptos do Sp. Braga, desde o início até ao final estiveram sempre com a equipa. Parabéns ao Sporting pela vitória, fez muito para ganhar o jogo, e nós também fizemos muito. A primeira parte foi equilibrada, poderíamos estar a vencer, tivemos a melhor oportunidade no jogo. O Sporting foi altamente eficaz e conseguiu marcar. Na segunda parte o Sporting foi melhor até ao segundo golo, baixámos demasiado as linhas e ficou muito espaço no meio campo e o Sporting conseguiu o segundo. A partir daí o jogo é totalmente do Braga, infelizmente o golo aparece já tarde, mas ainda tivemos oportunidade para ganhar o jogo».

[Braga mais frágil do que na época passada?] «Vamos na segunda jornada, o ano passado na segunda jornada tínhamos zero pontos. A nível exibicional subimos do jogo da Supertaça para o Marítimo, e voltamos a subir hoje. Não sou de me lamentar, mas temos perdido jogadores, hoje mais uma vez tivemos muitas ausências. Fizemos um bom jogo, estamos em crescendo, estamos a recuperar jogadores. Vamos ficar cada vez mais fortes, o que me interessa é se a equipa está a crescer, porque o processo é muito importante para nós».

Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-2) sobre o Sp. Braga:

«Os cinco triunfos consecutivos sobre o Sp. Braga não refletem a diferença entre as equipas. Fomos superiores na primeira parte, depois quando íamos mexer na equipa veio a expulsão do Matheus e alterou-se tudo. O Braga também com público, que faz a diferença, tentou o golo, fomos resistindo e aguentámos até ao fim. Mas, antes da expulsão, apesar de desligar a seguir o segundo jogo, éramos a equipa com maior ascendente no jogo».

[Recuo a seguir ao segundo golo demérito do Sporting ou mérito do Sp. Braga?] «A seguir ao 2-0 desligámos um pouco. Com menos um é difícil. Se já estava difícil, tudo entra na cabeça dos jogadores. Até ao 2-0 a equipa do Sporting foi superior na maior parte do jogo».

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Sporting, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Jovane, 40 minutos.

0-2, Pedro Gonçalves, 50.

1-2, Abel Ruiz, 90+2.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva (Rui Fonte, 83), Tormena, Fabiano, Al Musrati, Fransérgio (André Horta, 55), Galeno (Roger, 83), Fábio Martins (Iuri Medeiros, 73), Piazon (Mario González, 55) e Abel Ruiz.

(Suplentes: Tiago Sá, Tiago Esgaio, Bruno Rodrigues, Lucas Mineiro, André Horta, Iuri Medeiros, Roger, Mario González e Rui Fonte).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Ricardo Esgaio, Matheus Nunes, Palhinha, Rúben Vinagre (Matheus Reis, 62), Pedro Gonçalves (Porro, 83), Jovane (Nuno Santos, 62) e Paulinho (Tiago Tomás, 83).

(Suplentes: Maximiano, Matheus Reis, Neto, Porro, Daniel Bragança, Ugarte, Tabata, Nuno Santos e Tiago Tomás).

Treinador: Rúben Amorim.

Árbitro: Luís Godinho (Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Raul Silva (23), Fransérgio (37), Coates (57), Galeno (69), Matheus Reis (70 e 80), Adán (90+4). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Matheus Reis (80)

Assistência: 7.009 espetadores.

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite: