Este domingo, o Estádio Municipal de Braga foi o palco do dérbi minhoto entre as formações do SC Braga e do Vitória SC, num duelo a contar para a jornada quatro da Liga Bwin. A partida contou com diversas oportunidades de golo, mas, apesar do domínio bracarense, o 0-0 permaneceu até ao final.

Nos momentos iniciais do encontro, foi o SC Braga a assumir a posse de bola. Contudo, a primeira ocasião de golo pertenceu aos vimaranenses. Rafa Soares efetuou um cruzamento sobre o lado esquerdo do terreno e Óscar Estupiñan, no coração da área, atirou por cima da baliza defendida por Matheus.

A resposta bracarense surgiu ao minuto 13, dos pés de Ricardo Horta. O internacional português rematou de longa distância e obrigou Matous Trmal a afastar a bola para a linha de fundo, com uma defesa apertada. Onze minutos depois, novamente através de um pontapé de fora da área, o SC Braga enviou uma bola ao poste. Desta vez, o remate pertenceu a André Horta.

Até ao final do primeiro tempo, ainda houve tempo para o conjunto comandado por Carlos Carvalhal voltar a ameaçar a baliza de Matous Trmal. No entanto, o remate de Ricardo Horta passou a centímetros do poste e o jogo seguiu para intervalo com o 0-0 no marcador.

A segunda parte abriu com nova chance de golo para o SC Braga. Porém, Fábio Martins, com espaço para rematar dentro da grande área, não foi além de um pontapé para as mãos do guardião vimaranense. Ao minuto 66, foi a vez do Vitória SC causar perigo para a defensiva bracarense. O recém-entrado na partida, Marcus Edwards, fugiu à marcação arsenalista, mas não foi feliz na finalização e o nulo permaneceu.

Após a chance desperdiçada pelo inglês, o SC Braga cimentou-se no meio-campo ofensivo, ao passo que os vitorianos baixaram no terreno para contrariar o ímpeto atacante bracarense. Ao minuto 71, a insistência arsenalista esteve perto de ter efeito, com Iuri Medeiros a rematar ao lado da baliza de Matous Trmal. No mesmo minuto, também Al Musrati testou a atenção do guardião checo, mas o pontapé do médio saiu à figura.

Mais dominantes na partida, os Gverreiros do Minho não baixaram os braços e, aos 79 minutos, foi a vez de Ricardo Horta fazer mossa na defensiva vitoriana. No entanto, o remate do camisola 21 não levou selo de golo. Seis minutos depois, Mário González, de cabeça, também não foi capaz de bater Matous Trmal.

Aos 87 minutos do encontro, o Vitória SC reagiu ao domínio arsenalista e o pontapé de Rúben Lameiras saiu muito perto da baliza de Matheus. O SC Braga não se deixou afetar pela ocasião vimaranense e, dois minutos depois, Mário González atirou à barra da baliza defendida por Matous Trmal. Até ao final da partida, o resultado não sofreu alterações e o jogo terminou, com o 0-0 no placard.

Com este empate, o SC Braga ocupa a quinta posição da Liga Bwin, enquanto o Vitória SC segue no nono posto da tabela classificativa. A jornada cinco do campeonato português só se joga no dia 12 de setembro, após a pausa para as seleções nacionais, pelo que os jogos ainda não têm hora marcada. Os bracarenses vão se deslocar ao reduto do Paços de Ferreira, ao passo que os vimaranenses recebem a formação do Belenenses SAD.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate sem golos (0-0) na receção ao V. Guimarães:

«Queríamos muito vencer para dedicar aos adeptos, que tiveram uma vibração muito grande, penso que a equipa correspondeu a essa vontade de vencer. Na primeira parte o Vitória de Guimarães tem duas oportunidades e nós temos três ou quatro. A segunda parte foi completamente avassaladora, um crescendo da nossa equipa a empurrar o V. Guimarães para baixo. Tivemos arte para criar várias oportunidades, temos uma bola na barra, outra no poste, o guarda-redes fez quatro ou cinco defesas. Fizemos, na minha opinião, a melhor exibição da época. Acreditamos muito no futuro, sabendo que a equipa vai dar muitas alegrias no futuro.

– SC Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva (Moura, 62), Tormena, Fabiano (Yan Couto, 89), Al Musrati, André Horta (Lucas Mineiro, 89), Galeno (Mario González, 74), Ricardo Horta, Fábio Martins (Iuri Medeiros, 62) e Abel Ruiz.

[Paragem do campeonato nacional será benéfica?] «Só saberemos se vencermos em Paços de Ferreira. Estamos a tentar agendar um bom jogo de preparação, precisamente para não parar e para dar continuidade ao que estamos a fazer. Alguns jogadores poderão recuperar, o Sequeira está a uma pontinha de regressar, o Castro vamos ver se já joga ou não em Paços de Ferreira».

Declarações de Pepa, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate sem golos (0-0) frente ao Sp. Braga:

«O dérbi merecia golos, tanto para o Vitória como para o Braga. Tivemos duas ocasiões flagrantes na primeira parte, na pequena área, fomos fiéis ao que jogamos e trabalhamos, mas há situações em que não podemos perder bola na fase de construção. Não houve critério no espaço que estava à nossa mercê. De realçar a nossa capacidade de trabalho. Queríamos mais, as duas equipas queriam vencer, estamos a crescer, isso nota-se e dá um alento tremendo. Estamos na quarta jornada, esta equipa do Braga está junta há muito tempo, e dá gozo ver como o Vitória está a crescer naquilo que nós pretendemos. Foi um jogo bem disputado e fica a sensação que podíamos ter agredido mais o adversário».

«Tivemos personalidade e capacidade para ter bola. Fomos muito fiéis à nossa ideia de jogo, mas não atacámos a profundidade, algo que estava bem identificado, mas faltou fazer dentro de campo. Não fizemos isso e perdemos algumas bolas em construção que não podemos perder».

«Não vejo falta de confiança, tanto é que as duas primeiras oportunidades são nossas. A equipa teve caráter. Faltou-nos agredir mais a profundidade. Quando o adversário está tão alto temos espaço nas costas e temos de definir melhor. Faltou um pouco mais de critério e tranquilidade no último terço».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Vitória SC 0-0.

Equipas:

«Na minha visão a minha equipa mereceu ganhar amplamente o jogo. Foi melhor equipa, teve mais oportunidades, frente a uma boa equipa. Tivemos um volume significativo que, no mínimo, justificava um golo ou dois».

(Suplentes: Tiago Sá, Yan Couto, Bruno Rodrigues, Moura, Gorby, Lucas Mineiro, Piazon, Iuri Medeiros e Mario González).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Vitória SC: Trmal, Sacko, Borevkovic, Abdul Mumin, Rafa Soares, Handel, André André (Nicolas Janvier, 73), André Almeida (Tiago Silva, 57), Quaresma (Rúben Lameiras, 73), Rochinha (Marcus Edwards, 57) e Estupinan (Bruno Duarte, 82).

(Suplentes: Antal Bencze, Sílvio, Jorge Fernandes, Rúben Lameiras, Alfa Semedo, Tiago Silva, Nicolas Janvier, Marcus Edwards e Bruno Duarte)

Treinador: Pepa.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Almeida (24), Rochinha (27), Raul Silva (32), Al Musrati (37), Rafa Soares (53), Trmal (85) e Mumin (90+1).

Assistência: 7.590 espetadores.

Veja aqui os melhores momentos do derby minhoto: