Na quinta-feira, dia 2 de setembro, vai ser estabelecido um novo máximo histórico.

escalada do preço da eletricidade continua e os dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE) indicam que vai ser estabelecido um novo recorde na quinta-feira, dia 2 de setembro, nos 140,23 euros por megawatt hora (€/MWh). 

Os recordes têm sido consecutivos e a escalada dos preços no mercado ibérico parece não ter fim à vista. Os especialistas tinham já alertado para esta tendência de crescimento, dados os preços elevados do gás e os custos das licenças de emissão de carbono.

Já esta quarta-feira, primeiro dia do mês, tinha sido registado um novo máximo, com o preço nos 132,47 euros por megawatt hora. 

O aumento dos preços no mercado grossista já ditou uma atualização dos preços, no início de julho, mas por enquanto é “prematuro” antecipar uma nova atualização, disse a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ao Notícias ao Minuto

Notícias ao MinutoPreços vão estabelecer um novo máximo na quinta-feira© OMIE

Governo vai usar “almofadas” para inibir aumento do preço da eletricidade

Na terça-feira, recorde-se, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, disse que Portugal dispõe de “muitas almofadas” que vai utilizar com o objetivo de inibir o aumento do preço da eletricidade para os consumidores, perante os acréscimos nos mercados grossistas. 

Contudo, em Espanha, a ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, admitiu, na segunda-feira, que a fatura da eletricidade pode disparar 25% este ano em relação a 2020, devido aos acréscimos no mercado ibérico, conforme noticiou o El País. Além disso, descartou qualquer intervenção pública na fixação de limites.

Por cá, o ministro do Ambiente diz que a situação é distinta, desde logo porque as variações em Portugal são anuais e em Espanha são mensais.