As celebrações do 99.º aniversário do Vitória terminaram ontem à noite, com a entrega dos emblemas aos associados que completaram 50 e 25 anos de filiação ininterrupta.

No total, 279 sócios receberam a distinção, numa cerimónia que teve lugar no auditório da Universidade do Minho.

No seu discurso, Miguel Pinto Lisboa notou que “no Vitória, todos somos importantes e, por isso, todos somos especiais. Mas sei que os vitorianos percebem e concordam que num dia como este, o clube distinga e homenageie aqueles que mantêm com o Vitória uma relação umbilical e que perdura por décadas da nossa história coletiva. Esta Direção entendeu, assim sendo, que a habitual entrega dos emblemas de 50 e de 25 anos deveria coincidir com o dia mais simbólico do clube, o dia do aniversário da sua fundação”.

Na cerimónia, o presidente vitoriano, Miguel Pinto Lisboa, sublinhou a ideia de que “neste momento em que celebramos o passado e projetamos o futuro, as primeiras palavras são para os vitorianos, os vitorianos do presente, que revelam uma paixão cada vez mais viva na nossa cidade e que é extensível a todo o mundo que visitamos. Penso também nos vitorianos de sempre, que tendo já partido persistem nas nossas memórias como embaixadores do clube”.

“O Vitória é de todos aqueles que ao longo de 99 anos pensaram e construíram um clube que não tem igual. Penso, hoje, em particular no Neno, alguém que vivia com emoção estes dias, sempre atentos a todos os pormenores. Temos orgulho por sermos de um clube que honra e respeita os seus e que nunca esquece aqueles que o fazem especial”, acrescentou.

Miguel Pinto Lisboa destacou que no V. Guimarães “todos somos importantes e por isso todos somos especiais. Sei que os vitorianos percebem e concordam que o clube distinga e preste homenagem aqueles que mantêm uma ligação umbilical que perdura por décadas. É com especial satisfação que temos a oportunidade de distinguir quatro sócios que completam 75 anos de filiação ao Vitória, são os principais testemunhos vivos da extensa e rica história do clube. A alma do Vitória são os seus associados. É com enorme emoção que temos o privilégio de distinguir quatro sócios que completam 75 anos de filiação.

Na cerimónia, marcaram presença dois ex-presidentes do Vitória, Emílio Macedo da Silva e Pimenta Machado, assim como o presidente da Câmara, Domingos Bragança, e o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, entre outras individualidades ligadas à história do clube, como os deputados à Assembleia da República André Coelho Lima e Emídio Guerreiro.