Desde que estreou há quatro semanas na Netflix, a série coreana “Squid Game” já foi vista por 111 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças. Os especialistas alertam para os conteúdos de violência explícita que podem provocar sentimentos depressivos nas crianças.

A violência explícita, tortura psicológica, sexo e suicídio classificam a série mais vista de sempre da Netflix para maiores de 16 anos, mas muitos pais permitem que crianças bem mais novas também assistam, muitas vezes sem supervisão.

Em alguns países europeus, como por exemplo Bélgica, Reino Unido e Espanha, há relatos de episódios de violência nas escolas, que já motivaram as autoridades locais a lançaram um alerta a pais e professores.

Em Portugal o problema também já esta a ser acompanhado e a GNR este domingo um comunicado, admitindo que “está muito atenta a este fenómeno”.

Os especialistas sobre a segurança online de crianças e jovens chamam a atenção para a necessidade do acompanhamento parental, já que o acesso fácil a estes e outros conteúdos torna as crianças mais vulneráveis.