Há cinco espaços verdes portugueses entre a lista dos melhores do mundo, na prestigiada avaliação da Green Flag Award, um programa de acreditação internacional sem fins lucrativos que reconhece e galardoa parques e espaços verdes bem administrados.

Da lista figuram o Jardim Botânico do Porto, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre, no Porto; o Parque Aventura e Trilho Ecológico, em Baguim do Monte e o Jardim do Monte Latito, em Guimarães.

Enquanto que os três jardins da cidade do Porto renovam os prémios recebidos em 2019 e 2020, os dois últimos são uma estreia na lista de galardões.

O prémio, atribuído pelo ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela organização não-governamental Keep Britain Tidy, destaca que o Jardim do Monte Latito alberga três famosos monumentos nacionais: o Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel e o Palácio Ducal de Bragança.

Quanto ao Parque Aventura e Trilho Ecológico, a página da Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde, em português) indica que o espaço foi construído num antigo aterro sanitário da cidade e que recebe, atualmente, mais de cinquenta mil visitantes todos os anos.

Este ano, o ministério britânico entregou ainda o título de “Green Heritage Site” ao Jardim do Passeio Alegre. Esta acreditação distingue a manutenção das características históricas dos locais e os seus padrões de conservação e é a primeira vez que é entregue a um espaço fora do Reino Unido ou da Irlanda.

Esta edição dos prémios britânicos foram distinguidos 30 espaços verdes de oito países: Portugal, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Turquia.

O Green Flag Award teve origem em Inglaterra em 1996 e já distinguiu 2.000 espaços verdes de 16 países diferentes.