Quando foi a última vez que tomou banho?

Não um banho comum, mas um banho realmente agradável? Há umas semanas, talvez meses. De acordo com a Universidade do Oregon, nos EUA, existem benefícios reais de tomar um banho mais demorado. Duches de água quente regulares podem ajudar a reduzir a pressão arterial, que, quando está demasiado alta, é um motivo comum de doenças cardíacas.

Terapia de calor passivo ou, como preferimos chamar-lhe, banho de espuma, aumenta a concentração de óxido nítrico no sangue e dilata os vasos sanguíneos. Uma pesquisa separada sugere que a exposição repetida a água quente aumenta a função endotelial, o que significa que o revestimento dos vasos sanguíneos funcionam melhor para prevenir doenças cardiovasculares à medida que envelhece.

Do mesmo modo, cientistas da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, investigaram os potenciais benefícios de um bom banho quente. Ao aumentar a temperatura corporal em apenas 1OºC, o banho pode queimar até 140 kcal, o mesmo do que uma caminhada de meia hora. De facto, outro estudo chegou à conclusão de que quem toma este banho três vezes por semana pode perder um quilo extra sem esforço por mês, reduzindo o risco de obesidade.

Só precisa de tornar este momento o mais relaxante possível para diminuir os riscos para a saúde.

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