Jaswant Dev Shrestha não é um nome fácil de pronunciar, ou sequer de reter na memória, mas o realizador e ator nepalês prefere ser tratado simplesmente como Jaz, para “facilitar a compreensão”.
Está, por estes dias, por Barcelos, na rodagem de uma série de televisão com cinco episódios onde conta a história da cultura, património, gastronomia e belezas naturais de Portugal, e O MINHO acompanhou parte do processo de produção.
Cada episódio é rodado numa cidade diferente e, para terminar a temporada, Jaz escolheu Barcelos, ou não fosse a localidade onde nasceu o maior símbolo turístico nacional, o famoso galo.
Quem é Jaz?
Antes da conversa, fomos saber um pouco mais sobre Jaz. A viver em Los Angeles e nomeado cinco vezes para os Emmy Awards, como apresentador de uma série chamada Journey with Jaz in Rocky Mountain National Park [2016], como produtor na série Journey with Jaz in Crested Butte [2017], como narrador no documentário Dog Worship Festival [2018] e como realizador no mesmo documentário, também em 2018.
Venceu o prémio de melhor ator no festival Blissfest333, em Denver, nos Estados Unidos, pelo papel no filme The Treason, em 2014. Venceu, também, mais de uma dezena de prémios em festivais internacionais de televisão e cinema.
Foi, também, o primeiro ator nepalês a entrar para o circuito profissional de Hollywood e o primeiro realizador a ser nomeado para um Emmy.
In “O Minho”