Variante Ómicron: virologista diz que não se justifica agravar medidas

O virologista Paulo Paixão afirma que a chegada da nova variante da covid-19 a Portugal, a Ómicron, era uma questão de tempo, mas que não justifica, para já, aumentar as restrições no país. Diz ainda que não há dados, até ao momento, sobre se esta variante é mais transmissível que a Delta.

“Imaginemos que, no pior cenário, é mais transmissível. Se isso significar o aumento do número de casos e da gravidade, resultando num maior impacto nos internamentos, aí aplicam-se medidas mais restritivas. Para já não se justifica, de forma alguma, agravarmos as medidas”, disse, em entrevista à SIC Notícias.

IDENTIFICADOS 13 CASOS DA NOVA VARIANTE EM PORTUGAL
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge anunciou esta segunda-feira que foram identificados 13 casos da nova variante da covid-19 em Portugal.

Os casos estão associados a jogadores e equipa técnica do Belenenses SAD, sendo que um deles terá feito, recentemente, uma viagem à África do Sul.

A variante Omicron foi identificada em nove países da Europa: Portugal, Áustria, Dinamarca, Itália, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, República Checa e Países Baixos.