Guerreiros vão agora disputar ‘play-off’ com equipa vinda da Champions.

Bracarenses ainda tiveram o pássaro na mão, mas permitiram o empate do Estrela Vermelha, falhando a entrada direta na próxima fase da Liga Europa.

O SC Braga empatou 1-1 na receção ao Estrela Vermelha e vai jogar o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, frente a um adversário vindo da Champions. Galeno deu vantagem aos minhotos aos 52 minutos, na conversão de uma grande penalidade, da mesma forma que Katai empatou para os sérvios, aos 70′.

Com este resultado, e também com o nulo entre Ludogorets e Midtjylland, na Bulgária, o SC Braga garante o segundo lugar do Grupo F, com 10 pontos, menos um do que os sérvios, que avançam diretamente para os ‘oitavos’.

A depender de si mesmo para chegar aos ‘oitavos’ da Liga Europa, o SC Braga criou perigo logo aos quatro minutos de jogo, com Iuri Medeiros a tirar um adversário do caminho e a rematar perto do poste da baliza do Estrela Vermelha. Aos 12′ Ricardo Horta também tentou a sorte, num remate em vólei após cruzamento de Yan Couto, mas Borjan afastou para canto.

A resposta dos sérvios chegou logo a seguir, com Matheus a negar o golo a Kanga, na recarga a um anterior remate de Katai, que tinha esbarrado em Diogo Leite. Aos 36′ André Horta trabalhou bem e serviu Galeno, que rematou com perigo, mas um desvio do adversário empurrou a bola para canto.

Ao intervalo, o SC Braga tinha mais bola e mais oportunidades de perigo, enquanto o Estrela Vermelha procurava ferir a equipa minhota no contragolpe, ainda que sem grande sucesso.

A segunda parte começou com um penálti a favor dos minhotos. Gobeljic saltou com Vitinha e desviou a bola com o braço, num lance que não deixou dúvidas, com Galeno a fazer o 1-0. Perante este cenário, o SC Braga terminaria em primeiro do Grupo F e o Estrela Vermelha em segundo.

O conjunto sérvio foi à procura do empate, que chegou também numa grande penalidade. O árbitro considerou que Diogo Leite acertou com o cotovelo na face de Pankov e, na conversão, Katai restabeleceu a igualdade.

Carlos Carvalhal apostou tudo na vitória, desfazendo o trio de centrais e lançando mais um homem de características ofensivas (Lucas Piázon), mas o golo não chegou. O empate acaba por ser um mal menor para o SC Braga, que vai agora defrontar um dos terceiros colocados dos agrupamentos da Liga dos Campeões, exceção feita ao FC Porto.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, no final do empate com o E. Vermelha (1-1) que enviou os minhotos para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa:

[Faltou sorte?] «Parabéns ao Estrela Vermelha e ao Sp. Braga porque seguem em frente na competição. Acho que fomos a melhor equipa do grupo, tivemos a infelicidade de sofrer dois penáltis no jogo do Midtjylland e Estrela Vermelha, fora. Neste jogo merecíamos a vitória, num jogo em que compreendo melhor o Mourinho que se queixa dos árbitros em Itália. Se este [Marco Guida] é o melhor árbitro, estamos conversados».

[Críticas ao árbitro] «Normalmente, não falo de arbitragem. Numa altura em que se critica a arbitragem portuguesa temos de olhar para isto e sentir saudade. Os defesas [do Estrela Vermelha] foram agressivos, sem faltas, sem cartões amarelos. Há uma expulsão mais do que óbvia porque o Vitinha ia isolado e a grande penalidade é daquelas que qualquer árbitro pode escolher [assinalar ou não]. Depois de uma atitude tão aberta relativamente às entradas agressivas, marcar uma grande penalidade daquelas é ridículo».

Declarações de Stankovic, treinador do Estrela Vermelha, no final do empate com o Sp. Braga (1-1) que enviou os minhotos para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa:

[Resultado foi justo? Esperava mais do Braga?] «O jogo foi complicado, o Sp. Braga é uma equipa muito boa, mas é no campo que se tem de mostrar isso. As duas equipas têm as suas qualidades, o Sp. Braga tem um treinador muito bom. Desejo tudo de bom para o Sp. Braga e o seu treinador».

[Festejo em Braga semelhante à corrida de Mourinho em Camp Nou] «As emoções foram quase as mesmas, foi um jogo à base de nervos. Este jogo não é do mesmo nível, mas claro que em termos de emoções é comparável».

O sorteio realiza-se na próxima segunda-feira, em Nyon.

Ficha de jogo

Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Estrela Vermelha, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Galeno, 52 minutos (grande penalidade).

1-1, Aleksandar Katai, 70 (grande penalidade).

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Diogo Leite (Piazon, 83), Yan Couto, Al Musrati, André Horta (Lucas Mineiro, 71), Galeno (Moura, 65), Iuri Medeiros (Abel Ruiz, 71), Ricardo Horta e Vítor Oliveira (Mario González, 83).

(Suplentes: Tiago Sá, Tormena, Fabiano, Bruno Rodrigues, Moura, Gorby, Lucas Mineiro, Piazon, Chiquinho, Roger, Abel Ruiz e Mario González).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Estrela Vermelha: Milan Borjan, Strahinja Erakovic, Aleksandar Dragovic, Radovan Pankov (Milos Degenek, 77), Marko Gobeljic (Milan Gajic, 62), Guélor Kanga, Slavoljub Srnic (Ben Nabouhane, 62), Milan Rodic, Mirco Ivanic, Aleksandar Katai (Nenad Krsticic, 77) e Richairo Zivkovic (Milan Pavkov, 62).

(Suplentes: Zoran Popovic, Milos Gordic, Milan Gajic, Milos Degenek, Milan Pavkov, Nenad Krsticic, Petar Stanic, Marko Lazetic, Ben Nabouhane e Njegos Petrovic).

Treinador: Dejan Stankovic.

Árbitro: Marco Guida (Itália).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Diogo Leite (36), Aleksandar Katai (45+2), Aleksandar Dragovic (81) e Milos Degenek(90+5).

Assistência: 5.344 espetadores.