O SC Braga perdeu esta noite no Estádio do Dragão, por 1-0, frente ao FC Porto.

Um golo do colombiano Luis Díaz, o 11.º na prova, aos 22 minutos, foi suficiente para os ‘dragões’ somarem o nono triunfo consecutivo na prova e manterem o registo 100% vitorioso em casa, agora com sete vitórias em sete jogos.

Na antevisão, Sérgio Conceição anunciou Wendell num onze que voltou a contar com Uribe, relegando Zaidu e Taremi para o banco de suplentes, o que no caso do avançado iraniano só tinha sucedido esta época numa ocasião, para a Taça da Liga, nos Açores, diante do Santa Clara [derrota por 3-1].

No Braga, Carvalhal tinha revelado preocupação com os níveis físicos da equipa, 72 horas depois do compromisso europeu diante do Estrela Vermelha (1-1), e promoveu uma autêntica revolução no onze, com a inclusão de Bruno Rodrigues, Vítor Tormena, Fabiano, Francisco Moura, Piazón e Abel Ruíz.

O FC Porto, como se esperava, chamou a si a iniciativa, face a um Braga mais expectante e preocupado em fechar os caminhos da sua baliza, com atenção redobrada a Vítor Ferreira, sempre que o criativo surgia pelo meio a pegar na bola.

Os minhotos reconheciam o perigo que o médio portista podia representar, mas bastou uma desatenção, aos 13 minutos, para o Porto ameaçar o golo: Vítor Ferreira recebeu a bola nas costas dos médios do Braga e rematou à entrada da área para uma grande intervenção de Matheus.

O Braga até reagiu bem à ameaça e, dois minutos volvidos, aos 15, Tormena encontrou Francisco Moura solto pela esquerda, num lance que terminou com a bola a esbarrar no poste direito da baliza de Diogo Costa.

Foi a única ameaça séria em toda a primeira parte do Braga, equipa que, pouco depois, acabou penalizada por novo erro, aproveitado por Luis Díaz para adiantar o FC Porto: Paulo Oliveira falhou o passe longo e o colombiano Uribe, com maestria, assistiu o compatriota Luis Díaz, que, entre o lateral e o central, rematou colocado por cima de Matheus.

O banco portista dividiu-se entre os festejos e a assistência a Pepe, de volta à equipa para o campeonato após um mês de ausência, mas que acabaria por ceder o lugar a Fábio Cardoso.

A troca não perturbou o Porto, que ameaçou a seguir o segundo golo, por Uribe, com um remate surpreendente de fora da área.

Carvalhal trocou ao intervalo os ‘amarelados’ Fabiano e Paulo Oliveira por Yan Couto e Guilherme, mudando depois Abel Ruíz por Vítor Oliveira, mas voltou a ser o FC Porto, já com Zaidu no lugar de Wendell, a entrar melhor e mais perigoso.

Aos 49 minutos, Díaz perdeu o ‘duelo’ para Matheus, que também se impôs a Vítor Ferreira, aos 59, após triangulação à entrada da área.

O jogo seguia agora num registo ainda mais pausado, acentuando-se com o passar dos minutos o cansaço dos jogos europeus, mas a diferença mínima no resultado mantinha a incerteza e prendia os adeptos, com os do FC Porto a sofrerem com os remates perigosos de Ricardo Horta e Bruno Rodrigues, aos 71 e 72 minutos, respetivamente.

O Braga tinha agora mais bola, mas era o FC Porto, em transições, a ficar mais perto de marcar, num final de jogo emotivo.

Declarações de Carlos Carvalhal, técnico do Sp. Braga, na conferência de imprensa após a derrota frente ao FC Porto (1-0), em jogo da 14.ª jornada da Liga:

Carlos Carvalhal destacou a aposta do Sp. Braga nos jovens.

«Hoje fizemos uma gestão cuidada. Demos palco a muitos miúdos de formação. Jogaram hoje oito jogadores abaixo de 21 anos, seis deles da formação. Acabámos o jogo com cinco deles em campo. Estou extremamente satisfeito com os jovens da equipa. Se havia alguma dúvida em relação ao plano do Sp. Braga para o futuro acho que ficou agora dissipada. O objetivo quando vim para cá era também tentar meter o máximo de jogadores jovens na primeira equipa», afirmou o técnico dos minhotos em conferência de imprensa.

«Têm jogado com regularidade o Vitinha e o Moura, o Gorbys e o Guilherme entraram hoje muito bem, o Bruno Rodrigues tem jogado muitas vezes. Estou extremamente orgulhoso. Não deu para ganhar o jogo, mas deu para preparar o futuro do Sp. Braga», concluiu Carvalhal.

Declarações de Sérgio Conceição na conferência de imprensa após a vitória do FC Porto sobre o Sp. Braga (1-0), em jogo da 14.ª jornada da Liga:

«Os três médios fizeram parte da estratégia para ajustar no adversário. Da forma como o Sp. Braga saía na primeira fase de construção era preciso muita inteligência da nossa parte. Preparámos bem o jogo, os jogadores interpretaram muito bem o que queríamos. Condicionámos muito aquilo que era a dinâmica do Sp. Braga. Nesses momentos, criámos situações de muitíssimo perigo. O Sp. Braga não respirou com bola, como gosta. Ao intervalo acho que era curto o resultado de 1-0. Iniciámos muito bem a segunda parte e houve ali situações em que podíamos concluir de outra forma. Pela qualidade do Sp. Braga, a equipa deles estendeu-se um pouco mais no campo. Lembro-me da oportunidade do Ricardo Horta, mas nós tivemos cinco ou seis situações em que podíamos ter definido de outra forma. Chegámos sempre lá com perigo.»https://youtu.be/08fXdGLUlW0

[Cartão amarelo que viu na primeira parte] «O amarelo é uma forma de os árbitros se protegerem. Disse que o lançamento de linha lateral era nosso. O quarto árbitro ouviu, chamou e ele deu-me amarelo. Achei que era para se proteger. Para me calar. Mas é difícil. Porque eu vivo o jogo de forma tão apaixonada que não consigo. 

[Sobre a falta de eficácia a finalizar] «Temos uma dinâmica em posse muito rica. Estamos a trabalhar para que esses momentos em que finalizamos sejam mais eficazes.»

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite:

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Sporting de Braga, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Luis Díaz, 22 minutos.

Equipas:

– FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Pepe (Fábio Cardoso, 29), Wendell (Zaidu, 46), Uribe, Grujic (Sérgio Oliveira, 69), Vítor Ferreira, Otávio (Corona, 89), Luis Díaz e Evanilson (Taremi, 69).

(Suplentes: Marchesín, Fábio Cardoso, Taremi, Francisco Conceição, Zaidu, Corona, Sérgio Oliveira, Toni Martínez e Fábio Vieira).

Treinador: Sérgio Conceição.

– Sporting de Braga: Matheus, Paulo Oliveira (Guilherme, 46), Bruno Rodrigues, Tormena, Fabiano (Yan Couto, 46), Al Musrati (Chiquinho, 69), André Horta (Jean-Baptiste Gorby, 69), Francisco Moura, Lucas Piazón, Ricardo Horta e Abel Ruiz (Vítor Oliveira, 56).

(Suplentes: Tiago Sá, Yan Couto, Mario González, Chiquinho, Guilherme, Iuri Medeiros, Jean-Baptiste Gorby, Roger e Vítor Oliveira).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Mário (19), Paulo Oliveira (38), para o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição (45+2, no banco), Fabiano (45+4), Otávio (64), Bruno Rodrigues (76), Lucas Piazón (79), Francisco Moura (86) e Vítor Ferreira (89).

Assistência: 22.307 espetadores.