Acidente de Nicholas Latifi muda dinâmica da corrida, e holandês faz ultrapassagem espetacular na última volta e dá o título ao holandês.
Max Verstappen é o novo campeão do mundo de Fórmula 1. O neerlandês venceu a prova de Abu Dhabi deste domingo e ficou à frente de Lewis Hamilton, com quem estava empatado nos 369,5 pontos, sendo que o neerlandês tinha ainda vantagem no confronto direto, com nove vitórias contra as oito de Hamilton.
Max Verstappen partiu na primeira posição, mas teve um arranque menos bom, ao contrário de Hamilton, que partiu na segunda posição a ‘voar’ logo na primeira curva. Até ao final, foi o britânico o comandante, apesar de a Mercedes ter arriscado tudo ao manter os mesmos pneus por mais de 40 voltas. Latifi embateu na lateral da pista, obrigando a entrar o ‘safety car’ a cinco voltas do final. Nesse momento, Verstappen praticamente perdeu as esperanças, quando os comissários não permitiram a ultrapassagem, mas a decisão foi revertida. Uma volta extra e o neerlandês mostrou-se melhor que o britânico.
Kimi Räikkönen terminou a carreira nesta prova da pior forma. Na volta 27 foi obrigado a desistir por conta de um problema de travões, tendo saído de pista de forma perigosa antes de desistir. George Russell, em despedida da Williams, também desistiu.
Este é o primeiro título mundial para Max Verstappen, piloto da Red Bull, de 24 anos.
Verstappen: “Finalmente houve um pouco de sorte para mim!”
“É inacreditável, lutei durante toda a corrida, tive a minha oportunidade na última volta. É de loucos. Não sei o que dizer, a minha equipa, as pessoas em casa, todos eles merecem. Este ano tem sido incrível. Finalmente houve um pouco de sorte para mim. Obrigado ao Checo, foi um grande trabalho de equipa.”
“A minha equipa sabe os adoro, podemos fazer isto durante uns 15 ou 20 anos, quero ficar com eles o resto da minha vida. Estou muito feliz.”
Lewis Hamilton: “Nunca desistimos!”
“Parabéns ao Max e à RedBull. Fizemos um grande trabalho num dos anos mais complicados. Muito orgulhoso e agradecido por fazer parte disto. Demos tudo até ao fim, nunca desistimos e isso é o mais importante. Logo veremos como será história do próximo ano.”