A Ministra da Saúde, Marta Temido, atualiza esta sexta-feira a informação sobre a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

“Prevalência da variante Ómicron é já de 20%”

“Reforço da vacinação, em dois milhões de doses, diminuiu o risco de transmissão. Rt, que se mantinha acima de 1 desde outubro, tem estado a diminuir”

“Sabemos que a prevalência da variante Ómicron em Portugal ronda já os 20%, sabendo que poderá ter uma prevalência de 50% na semana do Natal e 80% até ao final do ano”, disse a ministra.

“Semana de 2 a 9 de janeiro não pode ser vista como uma compensação mas sim como reforço”

“Nos próximos dias vamos avançar com a vacinação de meninos com 9 e 10 anos, que será muito importante, tal como a utilização de máscara e de testes, sobretudo em eventos sociais como aqueles que são associados ao Natal”

“Semana de 2 a 9 de janeiro não pode ser vista como uma semana de compensação mas sim como um reforço do que formos fazendo até lá”

“Utilização de máscara é um valor que vale a pena preservarmos”

“Temos possibilidade de expandir a utilização de máscara. Ao contrário de outros países, mantivemos a utilização de máscara em espaços fechados, o que é uma condição essencial. A utilização de máscara é um valor que vale a pena preservarmos”

“Adquirimos mais de 400 camas e reforçámos as respostas a problemas covid e não covid”