A semana começou cinzenta e molhada e assim deverá permanecer até ao Natal. Quase todos os distritos de Portugal Continental e as ilhas estão sob aviso amarelo ou laranja por causa da chuva forte e da trovoada.

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, nomeadamente precipitação por vezes forte.

Probabilidade de precipitação por vezes forte, formação de gelo ou geada.

Vento do quadrante Sul, sendo mais intenso durante a tarde, a soprar forte (até 40 km/h) no litoral, com rajadas até 65 km/h, e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas até 80 km/h.

Atendendo à previsão de valores acumulados elevados de precipitação entre hoje e a quarta-feira (22 Dez), deverá salientar-se a possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas de maior impermeabilização tradicionalmente sujeitas a estes fenómenos, bem como em linhas água não sujeitas a regulação. A ter em conta, nas zonas com maiores quantitativos de precipitação e junto à costa, a coincidência entre os picos de chuva e os períodos de preia-mar.

Embora se espere que a chuva prevaleça durante toda a semana, há a registar um aumento de temperatura. Em geral, vão estar 1 a 3 graus acima do normal para a época.