Sai Donald Trump, que diz adeus à Casa Branca e não vai estar na cerimónia, e entra Joe Biden, que toma posse esta quarta-feira, em frente ao Capitólio, em Washington DC, para se tornar o 46.º presidente dos Estados Unidos da América.

Trump despede-se da presidência e segue, para a base aérea de Andrews, de onde vai partir para a sua mansão em Mar-a-Lago, na Florida.

O democrata e a sua vice-presidente, Kamala Harris, fazem o juramento e iniciam um mandato de quatro anos numa cerimónia marcada por fortes restrições de segurança. Desta vez, o “Mall of Washington”, o grande parque central da capital norte-americana, não vai ter uma multidão a assistir, mas sim milhares de bandeiras nacionais.

O início da celebração está marcada para as 16.15 horas e incluem uma invocação religiosa e atuações de Lady Gaga, que vai cantar o hino nacional, da poeta Amanda Gorman, de Jennifer Lopez e Garth Brooks.

Kamala Harris fará o seu juramento perante Sonia Sotomayor, a primeira juíza hispânica do Supremo Tribunal, e vai usar duas bíblias – uma que pertencia ao primeiro juiz afro-americano do Supremo Tribunal dos EUA e outra de um amigo da família.

O juramento de Joe Biden vai acontecer às 17 horas e o próximo presidente dos EUA vai pousar a mão sobre uma edição de 1893 da Bíblia.