Segunda tranche, de um total de 13,5 milhões de euros de financiamento, deverá acontecer depois de março. Plano já começou a ser executado e intervenções no edificado deverão decorrer até março ou abril.
A Universidade do Minho (UMinho) já recebeu 1,4 milhões de euros do Governo, para a implementação dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
De acordo com um comunicado do Ministério do Ensino Superior, foram já transferidos 22 milhões para 31 dos 33 contratos aprovados. A Acadmeia minhota viu aprovado o UMinho Education Alliance, que será financiado em 13,5 milhões.
Em entrevista à RUM, o reitor da instituição, Rui Vieira de Castro, explicou que a verba já transferida vai permitir “suportar um conjunto de iniciativas relativas a ações de formação, no quadro da aliança de pós-graduação da UMinho, mas também permitirá avançar com intervenções no edificado e infraestruturas pedagógicas e tecnológicas”. O plano “já começou a ser executado”, adiantou ainda o responsável.
As próximas transferências do Governo dependerão da execução desta primeira tranche. Ainda assim, Rui Vieira de Castro está convicto de que “ao longo do primeiro trimestre de 2022 estará já concretizada a primeira tranche”, sendo possível a partir daí “submeter os pedidos de pagamento e ter acesso às seguintes”.
No que às intervenções no edificado diz respeito, as prioridades são muitas mas as primeiras devem acontecer também até março ou abril. “Tudo o que seja intervenção no edificado tem um problema que decorre da enorme pressão a que o setor está sujeito e a alguma dificuldade de resposta”, referiu o reitor. No entanto, “as intervenções são localizadas e visam melhorar as condiçoes de tabalho pedagógico”, não estando previstas dificuldades acrescidas.
In “RUM”