Cónegos venceram por 1-0, naquela que foi a primeira vitória de Lito Vidigal, e abandona lugares de descida da I Liga

O Moreirense regressou, esta terça-feira, às vitórias no campeonato português, depois de vencer na receção ao Estoril, por 1-0.

Num duelo a norte, os cónegos somaram os primeiros três pontos na I Liga desde há mais de três meses, já que o último triunfo tinha sido a 25 de setembro em casa contra o Arouca, naquele que foi também o primeiro triunfo de Lito Vidigal nos minhotos.

O único golo da partida foi marcado aos 28 minutos por Rafael Martins, depois de uma bela assistência de calcanhar do brasileiro Yan Matheus.

A formação do Estoril Praia muito lutou para sair, pelo menos, com o empate de Moreira de Cónegos, tendo até atirado uma bola ao poste nos últimos minutos, mas o esforço dos homens orientados por Bruno Pinheiro foi em vão já que os três pontos ficaram mesmo no Minho.

Com este resultado, o Moreirense largou os lugares de descida e é agora 15.º classificado com 12 pontos, os mesmos que o Tondela. Já o Estoril-Praia é 5.º com 25 pontos, e pode ser alcançado pelo Portimonense, que esta quarta-feira joga em casa do líder Sporting.

Declarações de Lito Vidigal, treinador do Moreirense, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, após o triunfo do Moreirense (1-0) sobre o Estoril:

«Falei com os jogadores e a mensagem foi que fizemos um jogo bom com o Portimonense; fizemos uma segunda parte muito boa com o Boavista, podíamos até ter conseguido pontos; e depois fizemos o terceiro jogo, na Taça de Portugal, que começámos muito bem, fazemos um golo e a equipa desorientou-se após uma expulsão no adversário. A mensagem foi dizer, numa análise muito fria, que crescemos até àquele momento, e que o caminho seria este, dar continuidade. O que nos permitira crescer realmente seria uma vitória. Esta vitória, frente a uma equipa forte, dá confiança para trabalhar. Acho que podíamos ter feito o 2-0 antes de o Estoril ter tido as oportunidades que teve. Dou os parabéns aos jogadores, que continuam a ser sérios. Querem crescer e melhorar, esta vitória é dos jogadores, que fizeram tudo para ganhar».

[Murro na mesa com uma atitude diferente?] «Não há murros na mesa, há diálogo e partilha. Temos de melhorar a saída e em quase todos os aspetos, como a agressividade: a equipa precisa de chegar primeiro à bola – somos uma equipa um pouco passiva – se quisermos competir com os mais fortes, se quisermos vencer em qualquer estádio onde formos jogar. Temos de trabalhar todos os dias a pensar que temos de ser melhores, ainda não temos essa mentalidade».

Declarações de Bruno Pinheiro, treinador do Estoril, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, após a derrota (1-0) frente ao Moreirense:

«Falhou a primeira parte. Quando se vê os golos que temos conseguido nos últimos jogos é fácil perceber a derrota. Os jogos têm noventa minutos, temos vindo a jogar períodos de trinta minutos, e quando assim é as derrotas são naturais e acontecem. A forma como a equipa corre para trás não nos ajuda e quando assim é só temos de perder jogos».

[Puxão de orelhas na roda final?] «É interno».

[Já percebeu o que se passa com a equipa?] «Estamos em quinto lugar. Não passa nada. Quem trabalhou para conseguir isto tudo tem de ter fair-play para aceitar derrotas, não podem é ser derrotas em que não ficamos de consciência tranquila. Fico contente por ter perdido o jogo, é sinal que tenho razão. É comparar as duas partes e ver a diferença de atitude».