A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma estrutura informática e de comunicações envolvida em burlas que utilizavam o esquema conhecido como ‘Olá mãe, olá pai’. Um homem de 38 anos, de nacionalidade estrangeira, foi detido na segunda-feira, enfrentando acusações de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.

Segundo um comunicado ao qual a PressNET teve acesso, o Departamento de Investigação Criminal de Leiria liderou as diligências, identificando “coincidências” e unindo mais “sete inquéritos, notando-se a utilização massiva de números de telemóveis irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que espoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova”.

A PJ apreendeu 49 ‘modems’, cada um equipado com 32 cartões SIM, totalizando 1.568 cartões em uso simultâneo. Esta estrutura permitia a criação de milhares de contas, principalmente no WhatsApp, e a troca de milhares de mensagens por dia, utilizando o esquema de burla ‘olá pai, olá mãe’ e outros métodos fraudulentos em ambiente digital.

O detido mantinha em sua casa uma infraestrutura informática e de comunicações. Com esta investigação e operação policial, interrompeu-se a consumação de milhares de burlas informáticas, tanto em território nacional como no estrangeiro.

A mulher e a filha do detido foram também constituídas arguidas por coautoria dos mesmos crimes. Além disso, foram identificadas interações com outras pessoas em rede, incluindo suspeitos residentes num país do Centro da Europa.

O diretor do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria, Avelino Lima, destacou a complexidade do caso numa conferência de imprensa esta terça-feira. Salientou ainda a cooperação internacional, que vai para além do espaço Europol, e reforçou a importância de os cidadãos estarem atentos e seguirem os conselhos das autoridades, especialmente no que diz respeito à verificação de faturas antes de efetuarem pagamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here