Era pároco em São José de São Lázaro

Segundo nota da Arquidiocese de Braga, torna-se o bispo mais novo de Portugal, com 49 anos.

O Roberto Rosmaninho Mariz nasceu em 13 de janeiro de 1974 na Paróquia de São Pedro em Rates, Póvoa de Varzim, pertencente à Arquidiocese de Braga.

Completada a educação primária na escola da sua paróquia natal, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Conceição, em Braga; seguiu o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, Sede de Braga. 

Foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 1998, sendo incardinado na Arquidiocese de Braga.

Após a Ordenação presbiteral estudou Sociologia na Universidade do Minho onde obteve a licenciatura; continuou a estudar na Universidade Católica Portuguesa, Sede de Braga, obtendo o Doutoramento em Estudos de Religião com a tese: “O rosto social da Religião – As motivações religiosas das organizações socio caritativas católicas”. 

Foi Pároco da Paróquia de São João Evangelista em Atães, de Santo Estevão em Barros, de Santa Marinha em Penascais e São Mamede em Vilarinho, todas em Vila Verde. De 2000 a 2006 foi Arcipreste do Arciprestado de Vila Verde. Mais tarde foi Pároco das Paróquias de São Paio em Vila Verde e de Santa Eulália em Loureira. Nessa época foi também Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e Tesoureiro do Instituto Diocesano de Apoio ao clero (IDAC). 

Desde 30 de setembro de 2006 é Pároco da Paróquia de São José de São Lázaro na cidade de Braga. De 2012 a 2017 foi também Pároco da Paróquia de São Pedro em Lomar, na cidade de Braga.

Além de Roberto Mariz, também Joaquim Dionísio foi nomeado bispo auxiliar do Porto.

Além destas nomeações, o Papa Francisco aceitou ainda a renúncia de Pio Alves, até agora auxiliar desta diocese, sublinhou.

Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, estava ao serviço da Diocese de Lamego, no distrito de Viseu, onde foi nomeado cónego da Sé de Lamego, pároco e reitor do Santuário da Lapa.