O Sporting de Braga venceu este sábado o campeão Sporting por 2-1, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, com um golo nos últimos instantes da partida e depois de ter saído para o intervalo a perder. Uma derrota que colocou um ponto final numa longa série de 35 jogos consecutivos dos leões sem perderem em Alvalade em jogos do campeonato.

Os leões chegaram à vantagem por Pedro Gonçalves (24 minutos), mas, na segunda parte, os arsenalistas responderam, com Galeno a empatar de penálti, aos 52, e o suplente Gorby a selar a reviravolta na parte final dos descontos, aos 90+7.

Com este desaire, o Sporting, no segundo lugar, com 47 pontos, pode ficar a seis da liderança do FC Porto, caso os dragões vençam o Famalicão no jogo deste domingo, e vê o Benfica aproximar-se e ficar a apenas três pontos.

Já o Sporting de Braga, regressou aos triunfos depois do desaire caseiro frente ao Marítimo (0-1) e, com 35 pontos, cimenta a quarta posição na tabela.

Os primeiros 10 minutos foram de domínio leonino, mas, com o Braga muito organizado no seu reduto ofensivo, a equipa de Rúben Amorim teve dificuldade em encontrar espaços para criar verdadeiras oportunidades de golo.

Quando o conseguiu, marcou: aos 24 minutos, numa jogada que é já imagem de marca do Sporting, Matheus Nunes colocou a bola por cima da defesa arsenalista, Pedro Gonçalves matou no peito e, com classe e frieza, finalizou por baixo das pernas de Matheus. Num primeiro momento, o árbitro auxiliar invalidou o golo por fora de jogo, mas o VAR corrigiu.

O golo do avançado português abriu o jogo e o Sporting de Braga foi obrigado a sair do seu meio-campo, aproximando-se da baliza de Adán, mas desguarnecendo também a sua retaguarda, com o Sporting a aproveitar para criar perigo.

Aos 41 minutos, num lance de contra-ataque, Pedro Gonçalves, isolado por Sarabia, voltou a aparecer na cara de Matheus, mas, desta feita, optou por picar a bola sobre o brasileiro, com esta a passar rente ao poste da baliza ‘arsenalista’.

O mesmo destino teve um lance protagonizado por Paulinho, depois de assistência de Matheus Reis, ficando na retina o toque de calcanhar do avançado, que certamente daria um dos golos da época.

A segunda parte arrancou com um erro de Coates, que o Braga aproveitou para se abeirar da área verde e branca e, num lance descortinado pelo VAR, Matheus Reis derrubou Galeno. Depois de ver as imagens, o árbitro Hugo Miguel assinalou o penálti, que o próprio brasileiro converteu para empatar a partida.

Aos 56 minutos, apenas quatro depois do empate, o Sporting de Braga dispôs de uma das melhores ocasiões em todo o jogo, com Abel Ruiz a contornar Adán e a rematar cruzado a escassos centímetros do poste direito.

O Sporting respondeu por Paulinho. Após um cruzamento no flanco esquerdo de Matheus Reis, o 21 saltou sozinho à bola e, incrivelmente, cabeceou ao lado da baliza dos minhotos, acabando a pontapear o poste num gesto de raiva.

Apesar de muito tempo para jogar, o Sporting entregou-se precipitadamente às emoções e pouco conseguiu produzir até final.

Fabiano, pelo Braga, e Tabata, pelo Sporting, protagonizaram lances que podiam ter desfeito o empate, e só depois dos 90 voltou a haver perigo, com Pedro Gonçalves a falhar no frente a frente com Matheus e Rodrigo Gomes a ‘tirar tinta’ a um poste leonino.

Ao cair do pano, com o Sporting completamente desequilibrado na procura da vitória, o Sporting de Braga, que tanto ameaçou na segunda parte, concretizou por fim a cambalhota no marcador, com Gorby a rematar fora da área sem hipótese de defesa para Adán.

João Mário, adjunto de Carlos Carvalhal, em conferência de imprensa, depois da vitória sobre o Sporting (2-1), no Estádio de Alvalade, em jogo da 19.ª jornada da Liga:

– É um jogo com duas partes destintas. Na primeira parte, o Sporting, como grande equipa ofensiva que é obrigou-nos a recuar e marcou um grande golo. Soubemos sofrer. Depois na segunda parte aparece um Sp. Braga que dá passos à frente, consegue equilibrar o jogo e consegue ir atrás do resultado, correndo riscos, mas por mérito deste grupo de trabalho conseguiu a vitória. Foi uma grande vitória do Sp.  Braga.

– Penso que, ganhar em casa do campeão nacional, ainda para mais depois de termos começado a perder, claro que isto nos vai ajudar no futuro, vai-nos deixar mais motivados. É importante falar nos jovens do Braga. O Sp. Braga está em transformação, tem muitos jovens no plantel principal que estão a perceber o que é o Braga que joga em qualquer campo para ganhar. São miúdos que já vêm preparados, muito competitivos. Todos juntos vamos fazer de certeza uma grande segunda volta. Depois da derrota com o Marítimo, percebemos que íamos rapidamente dar a volta. Eles trabalham todas as semanas com uma ambição incrível. Hoje mostrámos a nossa qualidade, a nossa ambição, fomos uma grande equipa.

[No final do jogo entraram dois jovens de 18 e 19 anos]

– Temos uma estrutura definida, todos conhecem o sistema. Trabalhamos nesse sistema, o nosso jogo foi passado para eles. A experiência tanto se tem aos trinta como aos vinte, eles vão adquirindo isso. Os miúdos estão integrados e estão num clube em que sentem que têm de se esforçar todos os dias.

[O Sp. Braga foi goleado na Luz e agora ganhou em Alvalade. O que mudou?]

– No futebol às vezes não há explicação. No Benfica preparámos uma estratégia que não resultou. Lutámos tanto na Luz, como lutámos agora, são jogos em que nós, treinadores, temos de pensar como é que ganhámos ou como é que perdemos. Depois da derrota na Luz trabalhámos em cima disso. A grande arma do treinador é o treino e depois passar o que fazemos no treino para os jogos.

Ruben Amorim, treinador do Sporting, em conferência de imprensa, depois da derrota diante do Sp. Braga (1-2), no Estádio de Alvalade, em jogo da 19.ª jornada da Liga:

– Mais decisivo foi o lance do penálti. Tínhamos o jogo controlado, depois do penálti a equipa ficou mais intranquila. Podíamos ter feito mais golos antes do intervalo, mas depois o jogo não voltou a ser fluído. Quando são falhas técnicas, o treinador aguenta bem. Não houve falta de intensidade, de querer e dedicação. Houve uma parte mais conseguida, outra menos fluída, mas sempre por cima do jogo e, quando é assim, acho que o resultado é injusto.

[Pote falhou dois golos no final do jogo, desiludido?]

– Não de forma algum, foi um grande jogo do Pedro Gonçalves, grande orgulho. Esteve muito melhor do que tinha estado com o Santa Clara. Fez um golo, falhou dois.

[Lance do penálti?]

– Não falo do penalti, falei só porque o jogo mudou a partir daí.

[Tinha dito que nos outros jogos com o Braga o resultado podia ter sido diferente, foi que se passou esta noite?] https://cc5ec6cad84b79919c15b39c7ff3ac6f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

– O resultado deveria ter sido muito diferente, não foi, é futebol. Temos de olhar para aquilo que temos de melhorar. Na primeira parte o Braga quando chegou à nossa área foi com ressaltos de bola. Na segunda parte, os lances de perigo foi quando falhamos na ligação. Houve jogos em que não dominámos tanto e ganhámos o jogo, desta vez foi completamente ao contrario.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – SC Braga, 1-2.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Pedro Gonçalves, 24 minutos.

1-1, Galeno, 52 (grande penalidade).

1-2, Gorby, 90+7 minutos.

Equipas: 

– Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal (Tabata, 64), Ricardo Esgaio, Palhinha (Ugarte, 76), Matheus Nunes, Matheus Reis, Sarabia (Jovane Cabral, 76), Pedro Gonçalves e Paulinho.

(Suplentes: João Virgínia, Tabata, Jovane Cabral, Luís Neto, Ugarte, Rúben Vinagre, Tiago Tomás, Daniel Bragança e Gonçalo Esteves).

Treinador: Rúben Amorim.

– SC Braga: Matheus, Tormena, Bruno Rodrigues, Diogo Leite, Fabiano, Castro (André Horta, 81), Al Musrati, Francisco Moura, Ricardo Horta (Gorby, 88), Galeno (Rodrigo Gomes, 70) e Vítor Oliveira (Abel Ruiz, 46).

(Suplentes: Lukas Hornieck, Abel Ruiz, André Horta, Mário González, Guilherme, Rodrigo Gomes, Gorby, Dinis Pinto e Roger).

Treinador: Carlos Carvalhal (substituído no banco pelo adjunto João Sousa devido a castigo).

Árbitro: Hugo Miguel (AF de Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sarabia (45), Coates (51), Castro (57), Matheus Nunes (90+1), Abel Ruiz (90+2), Matheus (90+9).

Assistência: 26.989 espetadores.