Um estudo realizado pela AXA junto de mil profissionais ingleses revelou que 55% deles afirmaram ter sido mais gentis com os seus colegas de trabalho agora do que eram antes da Covid-19, enquanto 29% revelaram estar mais abertos a falar sobre saúde mental.

Dos entrevistados, 57% deles referiu ter sentido que o estigma em torno da saúde mental estava a diminuir como resultado directo da pandemia.

A isto acrescem 49% que revelaram que se sentem mais capazes de reconhecer quando precisam de apoio, enquanto 46% relataram sentir-se mais compassivos com os outros em comparação com a pré-pandemia.

No entanto, apenas 40% revelaram ter apoio suficiente no que diz respeito à saúde mental no trabalho, apesar dos estudos e dos especialistas demostrarem que os colaboradores que tenham por parte dos empregadores o apoio certo são mais felizes e produtivos.

Nas organizações onde os colaboradores participaram em iniciativas de bem-estar e trabalho flexível, 45% sublinharam que estavam mais motivados, 38% disseram que eram mais produtivos e 32% afirmaram ter tido um melhor desempenho melhor. A isto acresce o facto de 28% terem garantido que são agora mais felizes nos seus empregos.