Portugal já fez 35 milhões de testes à Covid-19

No mês de janeiro, o país registou um novo máximo de testagem mensal à Covid-19.

ortugal alcançou, no dia 1 de fevereiro, um total de 35.021.584 milhões de testes realizados à Covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados hoje revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Destes, cerca 19,2 milhões são atribuídos a testes TAAN/PCR, ao passo que perto de 15,9 milhões foram Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional. De notar que os dados não incluem os autotestes.

Portugal registou um novo máximo de testagem mensal à Covid-19 em janeiro, somando cerca de oito milhões de testes efetuados, o que corresponde a uma média diária superior a 257 mil testes. A DGS revela que, destes, aproximadamente 2,4 milhões foram TAAN/PCR, e perto de 5,6 milhões foram TRAg de uso profissional.

Na verdade, Portugal foi o sexto país a realizar mais testes à Covid-19 por 100 mil habitantes na União Europeia, na semana três de 2022, conforme indicam dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDE).

A DGS recorda ainda que “os TRAg de uso profissional efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação são gratuitos desde o dia 19 de novembro de 2021, uma medida que abrange toda a população”, que tem direito a quatro testes gratuitos por mês. Pretende, também, “reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia”, estando em vigor, pelo menos, até 28 de fevereiro. 

“A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da Covid-19”, remata.