O avião tem estado a sobrevoar o sul de Madrid desde o início da tarde e a queimar combustível para poder aterrar no aeroporto Adolfo Suárez Madrid Barajas, na capital espanhola. O problema está numa das rodas do avião, que ficou danificada durante a descolagem. O aparelho deverá aterrar às 19h30 (menos uma hora em Lisboa).Trata-se de um Boeing 767-300 do voo Air Canada AC837, que tinha Toronto como destino.

O aparelho levantou por volta das 14h30 locais (menos uma hora em Lisboa) do aeroporto de Barajas. A bordo estão 130 passageiros.

O jornal El Mundo disponibilizou entretanto um áudio em que o comandante do avião fala com os passageiros.


“Neste momento estamos a dirigir-nos para o Aeroporto de Barajas e vamos voltar a Madrid para aterrar porque, como sabem, tivemos um pequeno problema com uma das rodas do avião durante a descolagem”, esclarece.

“Então, como estamos muito pesados ao nível do combustível, temos de largar algum combustível antes de poder aterrar. Vamos aterrar dentro de alguns minutos. Quando estivermos prontos para a aterragem, informamos. Agradecemos a vossa paciência e pedimo-vos muita calma e muita paciência”, acrescenta o piloto.

De acordo com o sindicato de pilotos espanhóis (SEPLA), um dos motores aterragem absorveu peças do trem de aterragem quando uma das rodas rebentou.
O avião canadiano contactou o centro de controlo de tráfego aéreo 30 minutos após a descolagem e pediu para aterrar de emergência.

Antes de aterrar, o avião terá de largar quase todo o combustível que tinha, como estabelecem os protocolos de segurança.

Por isso, o aparelho está a sobrevoar Madrid e os arredores do aeroporto há mais de duas horas, o que alarmou os cidadãos da capital espanhola.

Um F18 da Força Aérea espanhola saiu da Base de Torrejon para escoltar o voo.

De acordo com o Ministério espanhol da Defesa, o avião poderá aterrar no aeroporto de Barajas ou na base aérea de Torrejón de Ardoz.

De acordo com o jornal El País, a pista já está preparada para receber o avião da Air Canada, com vários serviços de emergência a postos para prestar apoio em caso de necessidade.

O aparelho está a voar a baixa altitude (cerca de 2.300 metros) e a uma velocidade de 550 quilómetros por hora.
No site Flightradar é possível acompanhar o percurso do avião da Air Canada às voltas sobre Madrid.

Este incidente acontece no mesmo dia em que a presença de um drone nos arredores do mesmo aeroporto obrigou a encerrar o espaço aéreo durante mais de uma hora. Pelo menos 26 voos foram desviados.