Os adeptos do SC Braga andam encantados da vida com Rúben Amorim e esfregam as mãos de contentamento com o trabalho do jovem técnico que, há poucas semanas, rendeu Ricardo Sá Pinto.

Desde a mudança, os ‘guerreiros’ cerraram fileiras e não mais foram travados numa ‘marcha’ de sete vitórias em outras tantas ‘batalhas’. Números que não impressionam a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), que não retira uma vírgula ao que foi dito a respeito da ausência de qualificações do técnico para a função.

“Nós nunca pusémos em questão a competência e o conhecimento dele nem de nenhum outro treinador. Aquilo que sempre dissémos é que não está habilitado para a função”, realça José Pereira, em declarações ao Bancada.

O presidente da ANTF reitera ainda que independentemente dos resultados desportivos que Rúben Amorim, ou qualquer outro na sua situação, possa conquistar, os eventuais triunfos vão continuar “sem homologação oficial”.

“Ele até pode conquistar o Campeonato do Mundo…”, descreve José Pereira, nestas declarações ao “Bancada”, falando sobre Rúben Amorim.

O responsável máximo pela associação de classe dos treinadores explica ainda que esta é uma ‘batalha’ das várias entidades que gerem o futebol português desde a ANTF mas também a Federação Portuguesa de Futebol, que “é quem faz as leis”, de acordo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Ao nosso jornal, o presidente da ANTF indica ainda que Rúben Amorim terá de esperar “alguns anos” para conseguir ter o IV Nível de treinador dado que, atualmente, só tem o segundo nível.

Aí, sim, qualquer vitória será encarada como oficial para os organismos que supervisionam o futebol nacional.

Depois que assumiu o comando técnico do SC Braga, Rúbem Amorim venceu duas vezes o FC Porto (campeonato e Taça da Liga), o Sporting (campeonato e Taça da Liga), o Belenenses SAD, o Moreirense e o Tondela.