A Cidade de Braga prestou tributo aos atletas e equipa técnica da selecção nacional de futsal que recentemente se sagrou bicampeã da Europa. Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram homenageados o selecionador Jorge Braz, residente em Braga; o Bracarense e treinador adjunto, Pedro Palas; assim como os jogadores do SC Braga, Fábio Cecílio e Tiago Brito.

O presidente da autarquia, Ricardo Rio, entregou distinções aos três elementos das quinas e elogiou a conquista.

“Há uns meses, o selecionador nacional disse que tinha como objetivo revalidar o título conquistado e cumpriu. É muito importante que este crescimento da modalidade não seja acidental. Renovar títulos é o testemunho de que o trabalho está a ser feito. Aconteceu com os clubes e com a seleção é isso é um motivo de satisfação para nós portugueses”, salientou o edil bracarense.

Jorge Braz, e o treinador adjunto Pedro Palas são transmontanos de nascença, mas residem em Braga há cerca de 20 anos, enquanto Fábio Cecílio e Tiago Brito são jogadores do Sporting de Braga. O técnico, agradeceu a distinção e prometeu regressar para celebrar novas conquistas.

“Simplesmente quero agradecer novamente a simpatia do município, o apoio e o reconhecimento que tem dado ao futsal. A tudo aquilo que temos conseguido. Ainda bem que consegui cumprir a palavra. Não nascemos em Braga, mas já é a cidade onde vivo há mais anos. Onde criamos raízes. E por isso é muito especial voltar aqui. Tudo faremos para voltar daqui a uns anos. Gostava de deixar uma palavra ao Pedro Dias. É o rosto de tudo isto, do futsal e do crescimento de todo o processo”, frisou o selecionador nacional.

E completou: “É sempre bom regressar a casa. Nunca consigo regressar a casa de imediato, mas na quarta-feira vim para casa e agora estamos a ser recebidos na Câmara Municipal de Braga. Sentimo-nos em casa. É a cidade onde resido há mais anos de todas as cidades onde já residi e é sempre muito especial voltar aqui”.

Jorge Braz referiu que, para superar o equilíbrio existente nas grandes competições, os jogadores fizeram valer-se “da alma portuguesa, do espírito guerreiro, que o minhoto tanto transmite” e notou que a autoconfiança demonstrada advém “do trabalho, de há muito tempo, das vitórias e das derrotas também”.

“Vem das aprendizagens, dos insucessos e dos sucessos, mas de voltar a pôr os pés no chão, da humildade de todos os jogadores e de todo o staff, e de confiarmos em nós, no processo e no que fazemos, acreditar e ir buscar esse bocadinho mais guerreiro para, em momentos difíceis, conseguirmos superar”, disse.

Ricardo Rio, Presidente do Município de Braga, mostrou-se “muito orgulhoso com mais esta conquista” e lembrou que Jorge Braz, há quatro meses, no mesmo salão nobre, “falou na responsabilidade de revalidar esses títulos e está a cumprir”.