A Iniciativa Liberal (IL) propôs ocupar lugares entre PS e PSD, mas o líder do PSD manifesta-se contra esta mudança de lugares no Parlamento. Rui Rio considerou o pedido como uma “brincadeira de mau gosto”.

“Nós não podemos aceitar isso de forma alguma”, reiterou Rui Rio, sublinhando que esta é a posição “inequívoca” do PSD sobre o pedido. Justifica que “do ponto de vista ideológico é indiscutível” que os deputados da IL se sentem à direita do PSD, considerou Rui Rio, esta tarde em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

O pedido de mudança de lugar foi entregue esta quarta-feira pela IL. O partido de João Cotrim de Figueiredo defende que o grupo parlamentar deve estar sentado ao centro: “Todos os Parlamentos em formato de hemiciclo, os liberais acabam por estar ao centro”, justifica o líder parlamentar. Já na legislatura anterior, o pedido tinha sido feito, mas não foi atendido.

Com um grupo parlamentar composto por oito deputados, o partido pretende afastar-se “dos extremistas e de quem defende ideologias autoritárias. Para Rodrigo Saraiva, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, o objetivo do partido é alinhar-se com a realidade europeia.