A competição realiza-se nas cidades de Braga e Guimarães e vai decorrer de 18 a 24 de julho. Ao JPN, André Reis, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, referiu que Universidade do Minho é “uma das instituições de Ensino Superior, a nível europeu e mundial, que melhor trabalha a área do desporto universitário”.

Depois do bicampeonato europeu conquistado pelos portugueses no futsal, Portugal volta a fazer festa na modalidade. Braga e Guimarães vão receber, de 18 a 24 de julho, o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que inicialmente se iria disputar em Xangai, na China. André Reis, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, explicou ao JPN como é que a competição chegou até território luso.

“Em outubro de 2022, apresentamos uma candidatura na sede da Federação Internacional de Desporto Universitário [FISU]. Era uma candidatura da Federação Académica do Desporto Universitário [FADU], em colaboração com a Universidade do Minho e com a Associação Académica da Universidade Minho que foi derrotada”, explicou.

A proposta feita pela China foi inicialmente aceite pela FISU, no entanto, face aos avanços da pandemia, Xangai teve de abdicar da organização da competição.