Ojovem de 18 anos suspeito de planear um ataque terrorista para esta sexta-feira na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) vai ficar em prisão preventiva, indiciado dos crimes de terrorismo e posse de armas, apurou o DN.

O estudante, que passou a noite no estabelecimento anexo à sede da Polícia Judiciária, entrou esta sexta-feira no tribunal por volta das 9.00.

O jovem de 18 anos foi detido na quinta-feira pela PJ, que diz ter impedido assim uma “ação terrorista” e ter apreendido várias armas proibidas.

Em comunicado com o título “Impedida ação terrorista”, a PJ diz que a investigação que levou à detenção foi desencadeada “por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa”, no Campo Grande. Até agora a investigação não identificou motivações religiosas, mas apenas um culto de violência neste jovem.

Através da Unidade Nacional Contraterrorismo, a PJ encetou na quinta-feira de manhã a operação, cumprindo mandados de busca domiciliária.

Fonte ligada ao processo disse entretanto à agência Lusa que o alerta para o atentado terrorista foi dado pelo FBI, unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.