Braga ficou em quinta posição, só atrás das cidades britânicas de Doncaster, Londonderry e Middlesbrough, e de Plovdi, na Bulgária.

O Financial Times, uma das principais referências da imprensa económica mundial, destacou esta quinta-feira, 17 de Fevereiro, Braga como a quinta cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com uma população até 200 mil habitantes, num ranking liderado pela cidade britânica Doncaster.

Esta é a segunda vez que Braga surge no ranking da revista fDi Intelligence, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”. Depois do sétimo lugar alcançado neste mesmo ranking, para o biénio 2020/2021, Braga consegue, no ano de 2022/2023, subir duas posições, aproximando-se de Plovdiv (Bulgária) e Middlesbrough (Reino Unido), que se encontram nesta avaliação na terceira posição ex aequo, tal como no anterior.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, esta distinção comprova o “êxito do trabalho, particularmente desenvolvido pela InvestBraga, que tem vindo a ser feito na procura e captação de investimento para o Concelho”.

“A subida de Braga neste ranking mostra também a importância do trabalho de promoção externa que temos desenvolvido e que tem permitido captar a atenção de grandes multinacionais, que acabam por se fixar no concelho e criar novos postos de trabalho”, destaca o edil.

A tabela, que pode consultar aqui, só as cidades de Vilnius (na Lituânia) e Belfast (no Reino Unido). Atrás, cidades europeias como Edimburgo, Newcastle e Nottingham, no Reino Unido, e Bilbau, em Espanha, também tiveram destaque.

Tal como aquando da divulgação do ranking 2020/2021, também este ano Braga é um dos destaques do suplemento da revista fDi Intelligence, contando com uma página dedicada à promoção das condições que a cidade oferece às empresas e ao talento.

O ranking agora divulgado conta ainda com a presença de mais duas cidades portuguesas, sendo o Porto a terceira cidade do futuro na categoria de cidades médias (acima de 200.000 habitantes), melhorando também a sua posição em dois lugares face ao ranking anterior e Lisboa, em destaque no ranking dedicado ao capital humano e estilo de vida.