Preço da eletricidade dispara para novo máximo. Já subiu 115% com a guerra

Invasão da Ucrânia pela Rússia agrava subida de preços da energia. Eletricidade na Península Ibérica vai bater todos os recordes conhecidos no início da semana

O preço grossista da eletricidade vai atingir um valor histórico. Esta segunda-feira, dia 7 de março, o Mibel – a referência na Península Ibérica – vai tocar no patamar dos 500 euros por megawatt hora (MWh) em Portugal e Espanha durante alguns períodos do dia. Nunca tal tinha acontecido.

O valor médio diário será de 442,54 euros por MWh, o que representa uma subida de 17% face ao registado neste domingo, de acordo com os dados divulgados pelo Omie, o operador da eletricidade no mercado ibérico.

Como o valor oscila frequentemente durante o dia, ele vai variar entre um mínimo de 379,02 euros por MWh (registado entre as 23h e as 00h) e um máximo de 500 euros por MWh (entre as 19h e as 20h).

A invasão da Ucrânia pela Rússia veio agravar a escalada de preços que vinha a sentir-se desde o ano passado, principalmente na energia. Só desde o início do conflito, os preços da eletricidade em Portugal e Espanha dispararam 115%. E face há exatamente um ano, a diferença é ainda maior: o preço médio no mercado ibérico era então de 47 euros por MWh.