IRS para casais. “Sistema faz tributação em separado, por defeito”

Os casais que tenham vantagens em ser tributados em conjunto devem selecionar essa opção na hora de preencher o IRS.

O sistema de entrega do IRS, através do Portal das Finanças, está a assumir a tributação em separado, pelo que os contribuintes que queiram ser tributados em conjunto devem selecionar essa opção na hora de entregar o IRS. 

“O sistema, por defeito, está a fazer a tributação em separado. Os contribuintes que queiram ser tributados em conjunto podem simular e selecionar a opção que permite a tributação conjunta”, disse Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, em declarações ao Notícias ao Minuto.

simulação nestes casos é ainda mais importante, porque a tributação em conjunto ou em separado, pode “ter impacto no reembolso ou valor a pagar”, referiu Paulo Ralha.

Numa semana, mais de um milhão de contribuintes entregaram as declarações de IRS através da Internet, sendo que metade foi abrangida pelo sistema de IRS automático. As previsões do Governo apontam para que os primeiros reembolsos comecem a ser recebidos já esta semana. Segundo Paulo Ralha, “as ordens de liquidação já começaram a ser feitas”.

Em jeito de balanço, Paulo Ralha explicou que desde o arranque do período para a entrega do IRS – que começou no domingo, dia 1 de abril – o processo teve “duas grandes grandes características”. A primeira, frisou, prende-se com a forte afluência dos contribuintes, “que levou aos bloqueios do sistema”, e que foi motivado pela segunda: “a promessa do Governo de reembolsar mais rápido”.