Braga reforça ligação com a China

Decorreu hoje, dia 10 de Abril, o Fórum Económico Braga-China. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e a InvestBraga, em cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e do Embaixador da Republica Popular da China em Portugal, Cai Run. Neste fórum foram debatidas questões em torno da internacionalização do Município, o apoio às empresas que pretendem abordar o mercado chinês, assim como a atracção de investimento.

Segundo Ricardo Rio, este foi um momento importante para potenciar a relação existente, a vários níveis, entre Braga e China. “Temos uma relação bastante estreita com a China, tendo inclusivamente um acordo de colaboração com Shenyang. São cada vez mais as delegações e Cidades Chinesas que nos têm visitado nos últimos meses, bem como as empresas Bracarenses que estabelecem negócios em diversos pontos da China”, afirmou, lembrando que instituições como o INL e a Universidade do Minho estabeleceram parcerias com institutos Chineses para desenvolverem as suas actividades.

De acordo com o Edil, esta relação pode ser fortalecida nos anos vindouros, sobretudo na vertente turística. “Queremos aproveitar o aumento dos turistas chineses que estão a chegar a Portugal. É uma área onde acreditamos que se pode verificar um grande crescimento no número de visitantes”, disse Ricardo Rio, garantindo que, ao mesmo tempo, o Município está a trabalhar o estreitamento da ligação empresarial.

Por seu turno, o Embaixador da Republica Popular da China em Portugal sublinhou que vai continuar a promover o intercâmbio e colaboração entre empresários dos dois países.

“As relações entre os dois países são excelentes e realizamos já várias cooperações frutuosas em diversas áreas. O volume comercial entre os dois países, em 2017, aproximou-se dos 5 mil milhões de euros e esperamos, no futuro, importar mais produtos portugueses para a China. Segundo os nossos cálculos, Portugal é o quinto destino do investimento chinês na europa”, afirmou Cai Run, adiantando ainda que, no ano transacto, o número de turistas Chineses em Portugal ultrapassou os 250 mil visitantes, o que representa um aumento de 40% face ao que se verificou em 2016.

No final da sessão foi assinado um Protocolo de Cooperação entre o Município e a CCILC com o objectivo de promover acções que dinamizem o tecido económico da Cidade e afirmem Braga enquanto destino atractivo para o investimento e acolhimento empresarial.