O Executivo admite novas medidas, mas não vai alterar o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos. 

O Presidente da República e o Governo remetem para a Concertação Social a avaliação de medidas que possam aliviar o preço dos combustíveis. Mas a SIC apurou que neste momento está fora de questão qualquer alteração no valor do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). 

combustíveis gasolina gasóleo
ECONOMIA, PAÍS
Subida do preço dos combustíveis: Governo afasta redução do ISP
O Executivo admite novas medidas, mas não vai alterar o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
22:45 7 Março, 2022 | SIC Notícias
O Presidente da República e o Governo remetem para a Concertação Social a avaliação de medidas que possam aliviar o preço dos combustíveis. Mas a SIC apurou que neste momento está fora de questão qualquer alteração no valor do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

PUBLICIDADE
Fecha em: 30s
Mais Vídeos
Para compensar os ganhos em IVA, em outubro o Governo decretou uma redução temporária de 2 cêntimos por litro no ISP da gasolina e 1 cêntimo sobre o gasóleo.

A Iniciativa Liberal já veio exigir menos impostos sobre produtos petrolíferos, ao nível de 2016. O Chega apela a que se reduza a tributação. O Bloco de Esquerda quer regras de fixação dos preços e junta-se ao PSD, que exige um corte adicional no ISP.

O Governo diz que está dependente da estratégia fiscal que for adotada pela União Europeia. Nesse contexto, a redução do IVA também pode ser discutida, mas a alteração só pode ser feita pelo Parlamento.

Além do autovoucher de 20 euros em março, o Governo também anunciou um aumento de 10 para 30 cêntimos por litro no subsídio a táxis e autocarros durante os próximos 3 meses.