Gripe das aves. Póvoa de Varzim e Vila do Conde em áreas de vigilância

A Direção-Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV) colocou o concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, numa “área de vigilância”, na sequência de um foco de gripe aviária, no município vizinho de Vila do Conde.

Segundo um comunicado da autarquia poveira, hoje divulgado, a medida aplica-se pelo facto de o concelho se situar num raio de 10 quilómetros em volta do local afetado, uma capoeira doméstica localizada na freguesia vila-condense de Gião.

A aplicação dessa área de vigilância na Póvoa de Varzim, que estará em vigor até 3 de abril, resulta numa série de restrições, nomeadamente na movimentação e consumo de aves em vários locais definidos.

Fica assim proibido o repovoamento de aves de espécies cinegéticas, a realização de feiras, mercados, exposições e outros ajuntamentos de aves detidas, além da circulação de aves e subprodutos animais obtidos de aves detidas e de ovos para consumo humano.

Está também interdita a circulação de ovos para incubação a partir de estabelecimentos locais, assim como a circulação de carne fresca e produtos à base de carne de aves detidas e selvagens a partir matadouros ou estabelecimentos de manipulação de caça.

Segundo confirmou a Lusa junto da Câmara de Vila de Conde, as mesmas medidas também são aplicadas no concelho, que além de seguir estas deliberações da DGAV adotou outros procedimentos.

A autarquia vila-condense promoveu sessões de esclarecimentos para a comunidade nas juntas de freguesia, onde distribuiu panfletos com as indicações a serem seguidas, e mantém contacto direto com os responsáveis das feiras municipais.

A autarquia decidiu, também, encerrar o parque João Paulo II, uma vez que o local tem atraído aves selvagens, resguardando assim a população do contacto com esta espécies.

Em Portugal, o primeiro foco desta vaga de Gripe Aviária foi detetado a 30 de novembro de 2021 numa capoeira doméstica do concelho de Palmela. Desde então, foram já confirmados 18 focos de GAAP do subtipo H5N1 em todo o país, nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Faro e Porto.