Um golo de Henrique Gomes perto do fim deu hoje ao Gil Vicente uma vitória por 1-0 em casa do SC Braga, na 26.ª jornada, reduzindo a distância entre as equipas na I Liga de futebol.

O lance que decidiu um jogo equilibrado surgiu aos 89 minutos, poucos segundos depois do seu autor ter entrado em campo: Henrique Gomes foi ganhando metros com a bola e, fora da área, desferiu o remate que encurta para apenas um ponto a distância entre as duas equipas (46/45) e ‘aquece’ a luta pelo quarto lugar até ao fim do campeonato.

O lance que decidiu um jogo equilibrado surgiu aos 89 minutos, poucos segundos depois do seu autor ter entrado em campo: Henrique Gomes foi ganhando metros com a bola e, fora da área, desferiu o remate que encurta para apenas um ponto a distância entre as duas equipas (46/45) e ‘aquece’ a luta pelo quarto lugar até ao fim do campeonato.

O Gil Vicente continua a sua fantástica caminhada em 2021/22 e não perde há 11 jornadas consecutivas (sete vitórias e quatro empates), registando apenas uma derrota (3-0 com o Sporting, em casa) nas últimas 17 rondas.

Já os bracarenses, que vinham de uma vitória caseira com o Mónaco, na quinta-feira (2-0), na primeira mão dos ‘oitavos’ da Liga Europa, levam três jogos seguidos sem ganhar (uma derrota e dois empates) na I Liga.

No ‘onze’ do Sporting de Braga, destaque para a estreia a titular de Buta, jovem de 19 anos que jogou como terceiro central, à esquerda, enquanto no Gil Vicente nota para o regresso à baliza de Frelih, após lesão – o guardião esloveno não jogava desde a 19.ª jornada, na receção ao Portimonense (vitória por 1-0, em 23 de janeiro).

A equipa da casa entrou a todo o gás, talvez antecipando a quebra física na segunda parte por causa do jogo ‘europeu’.

Aos oito minutos, Iuri Medeiros teve no pé esquerdo a primeira e melhor oportunidade da primeira, mas o ‘canhoto’ permitiu a defesa a Frelih após passe de Al Musrati.

Cinco minutos depois, Vítor Oliveira, de calcanhar, após cruzamento de Yan Couto, voltou a desperdiçar uma boa ocasião para os bracarenses – Frelih tapou novamente a baliza gilista.

Algo ‘atordoado’, o Gil Vicente demorou a encontrar-se no jogo, mas começou a sair em contra-ataque com muito perigo.

Aos 24 minutos, Pedrinho rematou com muita força, mas à figura de Matheus, num livre direto, e dois minutos depois Leautey atirou cruzado às malhas laterais, após grande passe de Pedrinho.

O Sporting de Braga já não ‘sufocava’ o Gil Vicente como no início, mas ainda viu Rodrigo Gomes, com muito espaço na área, definir mal o remate (43).

A segunda parte abriu com um desvio subtil de Fran Navarro, após assistência de Fujimoto, a rasar o poste da baliza ‘arsenalista’.

O Sporting de Braga respondeu com um cabeceamento de Tormena em ótima posição, mas por cima, após canto curto (54).

Samuel Lino desperdiçou soberana ocasião, aos 59 minutos, após rápido contra-ataque do Gil Vicente e, logo a seguir, foi o Sporting de Braga a estar muito perto do golo, por Iuri Medeiros (63).

O Gil Vicente esteve muito perto de marcar, aos 73 minutos, mas Samuel Lino voltou a ser muito perdulário após passe a ‘rasgar’ de Fujimoto.

Já com as cinco substituições feitas para refrescar a equipa do Sporting de Braga, Abel Ruiz falhou o desvio para a baliza, já na pequena área, depois de cruzamento tenso de Vítor Oliveira (82).

Ricardo Soares, a quem Carlos Carvalhal afirmou na véspera que se deveria atribuir o ‘título’ de treinador do ano, mexeu mais tarde na equipa, mas foi precisamente uma dessas alterações que se revelou decisiva.

O lateral esquerdo Henrique Gomes entrou para o lado direito aos 88 minutos e, poucos segundos depois, pegou na bola, passou por dois adversários e, de zona central, fora da área, rematou forte e indefensável para Matheus (89).

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-1) frente ao Gil Vicente:

«Parabéns ao Gil Vicente pela vitória, uma palavra aos meus jogadores que foram bravos, com uma intensidade alta, o que que não é fácil dada a sequência de jogos. Chego ao final do jogo com a sensação que íamos ficar tristes com o empate, dadas as oportunidades de golo que tivemos, no mínimo seis oportunidades claras. Ironia do destino, entra um jogador para segurar o resultado e acaba por fazer o golo que dá o triunfo ao Gil. Saímos fortemente penalizados. Analisando o jogo, o sinal mais no jogo e as oportunidades, recolho muitas coisas positivas neste jogo. O mais negativo é o resultado, que é o que conta».

[Luta pelo quarto lugar ou Liga Europa?] «Foi visível, o jogo da Liga Europa foi de uma intensidade altíssima na quinta-feira. Passados três dias nem parecia que o jogo foi na quinta-feira. Tivemos duas oportunidades claríssimas logos nos primeiros doze minutos. Estivemos sempre muito vivos, no fundo o que pretendemos é chegar a quinta-feira com capacidade e intensidade alta, vamos ser expostos a muitas dificuldades. É a nossa vida, procurar ir o mais longe possível nas competições em que estamos».

Declarações de Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (0-1) frente ao Sp. Braga:

«Penso que o momento decisivo acaba por ser por volta dos dezoito minutos, o Braga entra forte e estávamos com dificuldades. Acabámos per ter uma consistência defensiva muito forte, o Braga podia ter marcado numa oportunidade flagrante que teve, mas entrámos no jogo, dividimos o jogo e tivemos várias oportunidades, assim como o Braga teve. Foi um bom jogo de futebol com um pouco de felicidade na nossa vitória. Os nossos adeptos foram fantásticos, transmitiram uma emergira de fora para dentro que foi fundamental para a nossa vitória».

[Estão a  um ponto do Sp. Braga, do quarto lugar. Que ambição tem?] «Temos a ambição de sempre. Projetámos a época para ir jogo a a jogo com uma ideia de jogo bem definida, privilegiando o futebol espetáculo e atingindo a manutenção. A partir daqui vamos jogar jogo a jogo não abdicando da nossa forma de estar. É um orgulho muito grande treinar estes rapazes. Hoje ficou vincado o nosso processo de jogo, frente a uma equipa que nos dificultou mais do que o normal. Não é normal a minha equipa sofrer tantas oportunidades de golo, isso aconteceu, tivemos de mexer várias vezes, mas os jogadores fizeram um trabalho brilhante. Acreditávamos que era possível ganhar cá».

[Contava que o Henrique tivesse aquele rasgo criativo] Não. De maneira nenhum. É um lance de grande espontaneidade  da parte dele, mas coloquei-o para dar consistência defensiva ao lado direito. Demonstra que é um grande profissional, com qualidade frente a um grande Braga. Acabo por ficar muito feliz por ele, e pela equipa».

Veja aqui os melhores momentos do dérbi minhoto:

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Gil Vicente, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Henrique Gomes, 89 minutos.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Tormena, David Carmo, Buta (Fabiano, 52), Yan Couto (Abel Ruiz, 79), Castro (André Horta, 74), Al Musrati (Lucas Mineiro, 79), Rodrigo Gomes (Moura, 74), Iuri Medeiros, Ricardo Horta e Vítor Oliveira.

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Diogo Leite, Paulo Oliveira, Lucas Mineiro, André Horta, Moura, Falé e Abel Ruiz).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Gil Vicente: Frelih, Hackman (Henrique Gomes, 88), Lucas, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho, Pedrinho, Fujimoto (Matheus Bueno, 83), Leautey (Bilel, 77), Samuel Lino e Fran Navarro (Elder Santana, 83).

(Suplentes: Andrew, Diogo, Henrique Gomes, João Afonso, Bilel, Boubacar, Matheus Bueno, Elder Santana e Calero).

Treinador: Ricardo Soares.

Árbitro: Luís Godinho (Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fujimoto (27), Al Musrati (44), Leautey (60), Fabiano (90), Frelih (90+5) e Ricardo Horta (90+6).

Assistência: 8.092 espetadores.