Portugal Fashion regressou ao Porto a partir de hoje em formato presencial

Apesar da “celebração do número redondo”, a 50.ª edição do Portugal Fashion, que começou hoje, no Porto, acontece “neste híbrido de sentimentos”, entre o regresso a um evento com menos restrições pandémicas e um contexto internacional difícil.

laro que há nervosismo e ansiedade, como se realmente estivéssemos todos a reaprender a ter o evento mais livre e com menos restrições”, começa por destacar a diretora do evento, Mónica Neto.

O Portugal Fashion arrancou hoje, na Alfândega do Porto, onde vai decorrer até sábado, dia em que passa também pelo Ateneu Comercial do Porto.

Durante dois anos marcados pela pandemia de covid-19, houve uma “aprendizagem” que ainda perdura, “nomeadamente do ponto de vista do digital e de cobertura da emissão”.

“Quase que temos uma semana da moda digital em paralelo com a física, isso não deixamos cair, e quase que já nem conseguimos ficar completamente ‘offline'”, prosseguiu.

Numa edição presencial “um bocadinho em modo de celebração, por estarmos num número redondo, por ser a edição 50”, pesa também o contexto, “que, em termos de pandemia, está mais favorável, mas que, de um ponto de vista político, de contexto mundial” deixa todos “um pouco mais apreensivos”.

“Estamos neste híbrido de sentimentos, entre estarmos muito contentes por receber o público, e também estarmos de alguma forma a sentir que temos de apostar muito no profissional e manter vivo um setor que precisa de muitos apoios, principalmente quando a economia começa a ter sinais de alguma crise por todo o contexto que se tem vivido”, afirmou a responsável.

Depois de uma celebração dos 25 anos do Portugal Fashion, que aconteceu em 2020, também em altura de pandemia, esta “é uma edição em que há um processo de reflexão a fazer em relação ao que tem sido feito e ao que se pode fazer neste contexto.

Por isso, insiste que “a aposta na profissionalização é essencial e tem de ser aprimorada”.

O primeiro dia é dedicado ao Bloom, um espaço de apresentação de novos criadores, que se estende também para quinta-feira.

Nesta edição acontecem várias dezenas de desfiles de ‘designers’ e marcas portuguesas, com destaque para o regresso do criador Pedro Pedro aos desfiles, na sexta-feira.

Ao longo de quatro dias, vão passar pelo Portugal Fashion nomes consagrados da moda portuguesa como Miguel Vieira, Hugo Costa, Katty Xiomara, Luís Onofre, Susana Bettencourt, Diogo Miranda ou David Catalán.

Destaque ainda para a 2.ª edição da “CANEX presents Africa @ Portugal Fashion” que vai trazer 20 ‘designers africanos’ à passarela da Alfândega, com um total de oito desfiles (três no Bloom e cinco na plataforma principal).

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 — Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.