O Sporting de Braga venceu em casa do Portimonense por 2-1, em jogo da 27.ª jornada da I Liga, e reforçou o quarto lugar na prova.

Os ‘arsenalistas’, que regressaram assim às vitórias, depois três jogos sem ganhar, chegaram ao intervalo a vencer já por 2-0, com golos de Francisco Moura, aos cinco minutos, e de Yan Couto, aos 22, tendo os algarvios, que somaram o 13.º jogo sem vencer, ainda reduzido aos 63, beneficiando de um autogolo de David Carmo.

O Braga voltou a ganhar espaço na ‘corrida’ pelo quarto lugar, somando agora 49 pontos, mais três do que o Gil Vicente, quinto, enquanto o Portimonense, sem vencer na Liga desde 12 de dezembro, ocupa o 11.º lugar, com 29 pontos, nove acima da zona de despromoção direta.

Depois do empate de quinta-feira no Mónaco (1-1), que garantiu o apuramento dos bracarenses para os ‘quartos’ da Liga Europa, Carlos Carvalhal fez cinco alterações no ‘onze’, enquanto Paulo Sérgio trocou três elementos nas opções iniciais do Portimonense face à derrota da jornada anterior no terreno do Estoril (2-0).

Os minhotos, no habitual 3-4-3, mostraram-se preparados para o 4-3-3 assimétrico dos algarvios em construção ofensiva, marcando o primeiro golo logo aos cinco minutos.

O ponta de lança Vitinha fugiu pela direita, aguentou a pressão de Pedrão e Filipe Relvas e cruzou atrasado, com Ewerton e Moufi a cortarem para o sítio errado e Francisco Moura a confirmar o tento praticamente em cima da linha de baliza.

Com o jogo aberto, o Portimonense tentou reagir, mas Matheus segurou a vantagem com uma grande defesa a remate em posição frontal, já dentro da área, de Angulo, a concluir jogada rápida de contra-ataque (17 minutos).

Pouco depois, aos 22, o Braga aumentou a diferença: servido por Al-Musrati, o lateral-direito Yan Couto ganhou espaço ‘nas costas’ da defensiva algarvia, correu até à área e definiu o lance com um remate forte, entre o poste esquerdo e o guarda-redes Samuel ‘pregado’ ao chão.

Depois da meia hora, o Portimonense esteve perto de reduzir, mas o médio-ofensivo brasileiro Carlinhos atirou de fora da área para nova estirada de Matheus, que, com a ponta dos dedos, desviou a bola para a barra (33) e Welinton Júnior desperdiçou ‘na cara’ do guardião, num desvio na pequena área, que saiu perto do poste (35).

Os algarvios trocaram um médio por um avançado ao intervalo, tentando reforçar o ataque, mas o recomeço de partida revelou uma equipa incapaz de ‘furar’ o setor defensivo dos minhotos, que até se aproximaram do terceiro, em lances de Ricardo Horta e Vitinha.

Num momento em que o Braga parecia estar ‘por cima’, o Portimonense reduziu a diferença, aos 63: Nakajima assistiu Moufi, que foi à linha de fundo cruzar para o desvio infeliz de David Carmo para a própria baliza.

O golo dos algarvios não mudou nada na partida, uma vez que se manteve o ascendente claro dos bracarenses, mais confortáveis em posse e a criar perigo por David Carmo, num cabeceamento ao lado (80), e Al-Musrati, num remate de fora da área para excelente defesa de Samuel Portugal (82).

Só nos descontos é que o Portimonense ‘acordou’, com um remate de Nakajima à figura (90+5) e, no canto seguinte, um cabeceamento sem perigo de Pedrão.

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, em declarações na conferência de imprensa após o triunfo sobre o Portimonense, quatro dias depois de o clube se ter apurado para os quartos de final da Liga Europa.

«Foi uma vitória justa, difícil, contra um adversário difícil, com bom treinador e bons jogadores. Tivemos uma boa entrada, marcámos dois golos muito rapidamente e andámos sempre a ameaçar o terceiro. O Portimonense também tem duas boas oportunidades, uma delas uma bola na barra e a outra uma defesa do Matheus.

Numa segunda parte em que a intenção era conseguir fazer o terceiro golo, entrámos realmente muito bem, outra vez com duas boas oportunidades logo no início. O Portimonense foi procurando a tentativa de fazer um golo, conseguiu, mas nós nunca perdemos organização.

Acho que foi mais a incerteza do resultado do que propriamente muitos momentos de aflição. Em contra-ataque, ou situações de ataque rápido, podíamos ter feito outro golo, mas seria extremamente penalizador para aquilo que o Portimonense fez e procurou. No fundo, uma vitória justa, merecida, sofrida e boa.»

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, em declarações na conferência de imprensa após a derrota com o Sp. Braga que representou o 13.º jogo consecutivo sem vencer.

«Foi um jogo contra uma equipa de grande qualidade, não tínhamos dúvidas sobre isso, mas temos de nos queixar dos nossos erros. Foram dois golos muito consentidos e uma falta de eficácia tremenda.

Na primeira parte, temos ocasiões mais claras do que o Sp. Braga, que deveriam ter dado um resultado diferente ao intervalo. Há duas excelentes defesas do Matheus e outra, sem ele na baliza, em que não metemos dentro.

Criar estas ocasiões a uma equipa como o Sp. Braga não é fácil. Há ali trabalho, há ali coisas bem feitas, mas colocámo-nos a jeito com dois erros básicos, um golo à carambola e outro bastante consentido, numa bola nas ‘costas’, para as quais estávamos mais do que avisados.

Na segunda parte, com o Sp. Braga em vantagem e a sua forma de defender com cinco atrás, torna a tarefa ainda mais difícil e faz-nos correr muitos riscos. Nós corremo-los, fomos à procura, fomos bravos, mas só conseguimos fazer um golo.

Houve momentos de brilhantismo do Sp. Braga, como nós também tivemos. Soubemos ter a bola, encontrar espaços para avançar, manter o resultado em aberto e tentar o empate até final, mas não foi possível, porque tivemos muita responsabilidade na forma como não tivemos um resultado diferente.

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense – SC Braga, 1-2.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Francisco Moura, 05 minutos.

0-2, Yan Couto, 22.

1-2, David Carmo, 63 (própria baliza).

Equipas:

– Portimonense: Samuel Portugal, Moufi, Pedrão, Lucas Possignolo, Filipe Relvas, Ewerton (Fabrício, 46), Carlinhos (Henrique Jocu, 77), Lucas Fernandes (Luquinha, 77), Nakajima, Angulo (Aponza, 87) e Welinton Júnior.

(Suplentes: Payam, Henrique Jocu, Fabrício, Anderson Oliveira, Luquinha, Pedro Sá, Sana, Dacosta e Aponza).

Treinador: Paulo Sérgio.

– SC Braga: Matheus, Tormena, David Carmo, Diogo Leite, Yan Couto, Al Musrati, André Horta (Castro, 58), Francisco Moura (Buta, 90+4), Iuri Medeiros (Lucas Mineiro, 83), Ricardo Horta e Vitinha (Abel Ruiz, 83).

(Suplentes: Tiago Sá, Abel Ruiz, Paulo Oliveira, Lucas Mineiro, Buta, Dinis Pinto, Bruno Rodrigues, Castro e Falé).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Filipe Relvas (41) e Francisco Moura (89).

Assistência: 894 espetadores.