Bombeiros Voluntários de Guimarães, 145 anos de património coletivo vimaranense

145º ANIVERSÁRIO BVG – A celebração teve lugar na manhã deste domingo, 20 de março. Foi em 19 de março de 1877 que nasceu a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. 

A cidade de Guimarães foi esta manhã palco da celebração dos 145 anos de existência da sua Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, uma cerimónia que contou com a presença das mais altas individualidades do Município, de individualidades ligadas à vida da associação e comando, Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil, Federação de Bombeiros do Distrito de Braga e Liga de Bombeiros Portugueses, para além dos principais protagonistas, todos os bombeiros e bombeiras da corporação.

A cerimónia, que teve lugar ao final da manhã, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, começou com a deposição de uma coroa de flores junto ao ao Monumento ao Bombeiro, onde esteve presente Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, o Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, João Pedro Castro, o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência Médica e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte Costa, e o comandante da corporação, Bento Marques. Após a homenagem aos bombeiros já desaparecidos, procedeu-se à cerimónia de condecoração dos elementos da corporação que se distinguiram, ao longo dos anos, pelas suas ações, dedicação e exemplo. Várias medalhas foram atribuídas aos homens e mulheres que este ano viram o seu trabalho reconhecido pelo corpo de comando, após proposta submetida à direção. Distinções de ouro, prata e cobre pelos serviços prestados, pelo serviço ininterrupto e por entrega abnegada à missão de ajudar o próximo.

Na sua intervenção protocolar, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, referiu-se aos 145 anos de existência dos Bombeiros Voluntários de Guimarães como “uma longa história de sucesso no socorro às pessoas de Guimarães”. O Edil felicitou os bombeiros pelo seu mérito e excecional dedicação, parabenizando os fundadores que, em 1877, tornaram possível a criação da corporação.

Domingos Bragança dirigiu-se em seguida ao Presidente da Direção, João Pedro Castro, e ao Comandante do BVG, Bento Marques, para reafirmar a atenção que o Município tem dedicado aos Bombeiros e às suas necessidades, e referiu em concreto a ajuda que será prestada para a requalificação das suas piscinas. O Presidente disse ainda que, para além dos atuais benefícios fiscais concedidos aos bombeiros, será considerada a revisão do regulamento para ampliar esses benefícios a outras áreas. A formação de todos os elementos da corporação será outras das preocupações da autarquia, que tentará promover, em colaboração com outras entidades, a transmissão de conhecimento em matérias de proteção civil. A terminar, Domingos Bragança disse que os bombeiros “dão tudo por nós e que a Câmara Municipal de Guimarães, em nome dos Vimaranenses, agradece essa dedicação e procurará retribuir com todo o apoio necessário”.

Nas intervenções anteriores, foi unânime o sentimento de admiração pelo trabalho efetuado por todas as corporações de bombeiros, em especial pela de Guimarães. Carlos Amaral Vasconcelos, Presidente da Assembleia Geral, falou em “reconhecimento permanente aos bombeiros e suas famílias”. O Comandante Bento Marques reconheceu a dedicação dos condecorados, dizendo que “o passado foi sempre honrado”, e agradeceu à Câmara Municipal todo o apoio prestado. João Pedro Castro, Presidente da Direção, referiu o esforço que tem vindo a ser feito para a recuperação da associação, agradecendo à equipa que desenhou e que implementará um programa ambicioso de atividades até ao final do ano e apelando para que todos façam parte dos Bombeiros Voluntários de Guimarães: “Precisamos de vocês”, disse.

O Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, Jorge Machado, pediu à Câmara Municipal que continue a cuidar dos Bombeiros e agradeceu aos homens e mulheres da corporação, antigos e atuais, todo o esforço e trabalho em prol das populações. O Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Emanuel Santos, enalteceu o facto de os bombeiros, para além de um exército que socorre as pessoas, serem também uma verdadeira escola de cidadania, e o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General, Duarte Santos, apelou ao trabalho conjunto para resolver os problemas atuais das corporações, e saudou o apoio dado aos Bombeiros Voluntários de Guimarães pela Câmara Municipal, nomeadamente pelo seu presidente, Domingos Bragança.

No final das intervenções protocolares, foi inaugurado um busto de Domingos Bragança, como forma de gratidão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães ao Presidente da Câmara por todo o apoio prestado durante os últimos anos.