O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga registou, em 2022, o nascimento de 2.891 bebés. É um aumento de 105 partos em comparação com o ano de 2021.

De acordo com o Hospital de Braga, o número de partos aumentou 3,77% relativamente ao ano anterior, apesar dos constrangimentos registados no Serviço de Urgência da especialiadade, que obrigaram ao encerramento em alguns dias do mês de agosto.

Em comunicado, a instituição de saúde refere que “não obstante aos constrangimentos registados no Serviço de Urgência desta especialidade, o número de partos aumentou 3,77%, situando o Hospital de Braga na segunda posição dos Hospitais do Norte com mais partos e, simultaneamente, na quinta posição a nível nacional”.

João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, afirma que os números da unidade espelham “a dedicação de todos os profissionais que compõem o Serviço, bem como a sua flexibilidade e capacidade de adaptação num ano repleto de desafios e superação”.

“Os cerca de 2900 partos refletem o reconhecimento das competências e da excelência dos cuidados prestados no Hospital de Braga e a importância do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Instituição para a região”, acrescenta.

Já a diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Luísa Cardoso, realça que “mesmo com os constrangimentos verificados no ano passado, o Serviço de Ginecologia conseguiu realizar um número assinalável de partos e manter a prestação de cuidados de elevados padrões de qualidade e segurança”.

Luísa Cardoso aponta ainda que foi registado “um aumento de 25% de elogios de utentes ao Serviço, o que comprova que a população continua a confiar no Hospital de Braga”.