Portugal venceu, esta quinta-feira, a Turquia, por 3-1, qualificando-se assim para a final do play-off de acesso ao Mundial 2022.

Otávio foi o primeiro a inaugurar o marcador ao minuto 15. Diogo Jota aumentou a diferença para 2-0 pouco antes do final da primeira parte.

Já na segunda parte, a Turquia conseguiu encurtar a diferença, com golo de Burak Yilmaz. Ao minuto 65, podia ter igualado o marcador depois de ser apontada uma grande penalidade, que acabou por sair por cima da baliza de Diogo Costa.

Quando já se ultimavam os minutos finais, Matheus Nunes fez o 3-1 final.

Portugal vai assim defrontar, na final do play-off de acesso ao Mundial, a Macedónia do Norte, que venceu a Itália por uma bola a zero, com o golo da vitória a ser marcado ao minuto 93.

Declarações à ‘flash interview’ da RTP após o jogo Portugal-Turquia (3-1), das meias-finais do caminho C dos ‘play-offs’ europeus de qualificação para o Mundial2022 de futebol, disputado no Porto.

“Disse sempre que poderíamos jogar com Itália ou Macedónia do Norte. Estes jogos são finais e as finais têm sempre muito que se diga. Ganhámos a primeira e agora temos de ganhar a segunda. É nisso que nos vamos focar. Este jogo já acabou. Agora, é foco total e recuperar bem os jogadores, porque teremos um jogo difícil com a Macedónia do Norte, que conseguiu ganhar em Itália [1-0].

Não fiquei chateado com a equipa, mas não nos podemos pôr a jeito. Tínhamos o jogo perfeitamente controlado e baixámos um pouco a intensidade, mas os jogadores não são máquinas e queriam continuar no ritmo que tinham. Criámos várias oportunidades para chegar ao 3-0, mas não as concretizámos. Depois, o futebol tem disto. Reagimos muito bem, mas aquele momento [depois do golo da Turquia] podia ter sido difícil para nós.

[Mudanças no ‘onze’?] Fazia exatamente as mesmas alterações. Jogava como joguei, porque acreditei que estes eram os jogadores que podiam servir melhor a estratégia delineada para este encontro. Alterações no próximo jogo? Vamos esperar para ver como é que os jogadores recuperam. O João Cancelo [cumpriu suspensão diante da Turquia] está de volta, seguramente. Quanto ao Pepe [infetado com o coronavírus], vamos ver”.