‘Bis’ de Taremi, Nuno Santos e Gelson Dala garantem vitória dos vilacondenses.

O Rio Ave recebeu e venceu na noite desta terça-feira o Sporting de Braga, por 4-3, em jogo a contar para a 29ª jornada do campeonato nacional. Taremi (bisou), Nuno Santos e Gelson Dala marcaram para os vilacondenses. Um ‘bis’ de Paulinho e um golo de Ricardo Horta reduziram para os arsenalistas.

Os bracarenses inauguraram o marcador aos 21 minutos, por Paulinho, com Ricardo Horta a aumentar a vantagem aos 27, mas os vila-condenses reagiram e deram a volta ao marcador ainda antes da pausa, com golos de Mehdi Taremi (34), Nuno Santos (35) e Gelson Dala (41).

Aos 81 minutos, Paulinho bisou e igualou, mas Taremi, aos 90+6, de grande penalidade a castigar corte de Rolando com o braço na área, garantiu o triunfo do Rio Ave.

Com esta vitória, a equipa comandada por Carvos Carvalhal ascende à quinta posição, com 47 pontos, ultrapassando o Famalicão, enquanto o Sp. Braga continua em quarto, com 50 pontos, a dois do Sporting, que pode aumentar a vantagem na luta pelo terceiro lugar.

Custódio, treinador do Sp Braga, em declarações na sala de imprensa do estádio do Rio Ave, após a derrota por 4-3 frente aos vilacondenses, em jogo da 29.ª jornada da Liga:

«Não é fácil. A verdade é que estamos desiludidos com este resultado. Era um jogo difícil contra uma boa equipa, mas cometemos alguns erros que foram fatais.

A entrada no jogo acabou por não ser muito boa, mas na primeira vez que fomos à baliza, marcámos. Equilibrámos e fizemos o 2-0. Inexplicavelmente sofremos três golos. Numa equipa como Sp. Braga isto não pode acontecer pela qualidade e maturidade dos jogadores que temos.

«Três defesas do Rio Ave? Preparámos o jogo dessa forma. Em termos estratégicos nada foi surpresa.»

Carlos Carvalhal, treinador do Rio Ave, em declarações na sala de imprensa do estádio do Rio Ave, após a vitória por 4-3 frente ao Sp. Braga, em jogo da 29.ª jornada da Liga:

«Foi um grande jogo. Antes de tudo, dedicámos esta vitória ao Junio Rocha. Os jogadores são os artífices desta campanha que poderá ser histórica para o Rio Ave. Estamos a caminho de conseguir a melhor classificação de sempre.

«As duas equipas procuraram ganhar. O Rio Ave acabou por ser a equipa premiada porque fez muito por isso, criou mais oportunidades de golo num jogo dividido entre duas boas equipas. Foi pena não ter público. Acreditámos até ao final que podíamos vencer tal como o Sp. Braga. Quando assim é, há um grande jogo de futebol.»

«A realidade é que o Sp. Braga foi duas vezes à nossa baliza e fizeram dois golos. Tivemos alguma dificuldade na fase de construção, perdemos duas ou três bolas. Uma originou o livre e no primeiro golo nasceu de uma perda de bola quando estamos a construir. Pressionámos muito o Sp. Braga. Fizemo-lo durante 90 e tal minutos. Corremos riscos, jogámos com três atrás contra Trincão, Paulinho e Horta, três jogadores extremamente velozes. Acabámos por ser premiados pela ousadia que tivemos. Foi por aí que criámos oportunidades. Merecemos a vitória.»